Janeiro Branco: Semast promove diálogo sobre saúde mental com famílias de São Cristóvão

28/01/2022 - 16:37 Atualizado há 22 horas

No mês em que o país inteiro está voltado para ações que envolvem a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, a Secretaria Municipal de Assistência Social de do Trabalho (Semast), promoveu nesta semana mais duas edições do “Papo Jovem”. Realizadas no CRAS Gilson Prado e no CRAS São Cristóvão, as atividades em alusão ao “Janeiro Branco” buscaram discutir a prevenção de problemas emocionais por meio do fortalecimento de vínculos afetivos e familiares.

Executadas pela Coordenadoria da Juventude da Semast, as atividades tiveram como foco a intervenção com crianças e adolescentes que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além dos seus pais e/ou responsáveis. Segundo a coordenadora da Juventude, Ceiça Galindo, o intuito foi chamar a atenção para as questões relacionadas à saúde mental das pessoas e instituições humanas, visando a continuidade de ações já previstas no serviço que venham a fortalecer ainda mais os vínculos familiares, afetivos e comunitários do público atendido e seus familiares.

As crianças, adolescentes e seus responsáveis participaram de uma atividade vivencial intitulada "vivência dos sentidos". “A vivência buscou aguçar todos os sentidos dos participantes, levando os envolvidos à reflexão a partir dos sentimentos desencadeados por meio da experimentação de algo oferecido pelo facilitador para provar, cheirar, tocar e ouvir de olhos vendados. Posteriormente, eles tentaram relacionar ao cotidiano e tomar consciência do que é necessário mudar nas relações entre pais e filhos para uma convivência saudável”, explica Ceiça Galindo.

Coordenadora da Juventude da Semast, Ceiça Galindo

A profissional da Semast destaca ainda que grande parte das problemáticas psicossociais encontram-se ligadas à base estrutural familiar, “sendo de grande relevância que a assistência social do município esteja presente como mais uma rede de apoio que trabalha prioritariamente a prevenção”, acrescenta.

As próximas ações do "Papo Jovem" estão previstas para acontecer no mês de fevereiro.

Fotos: Semast e Heitor Xavier