Integrantes do PAA se reúnem para definir cronograma de entrega de alimentos

22/12/2020 - 16:23 Atualizado há 3 horas



Na manhã desta terça-feira, 22, no auditório do Paço Municipal, aconteceu a reunião de definição do cronograma da entrega dos alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Participaram a coordenação do PAA composta por representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast), Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) e membros do Conselho de Segurança Alimentar de São Cristóvão.

Winne Correia Fontes

 

No site do Ministério da Cidadania consta que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, tem duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para que isto aconteça, o programa adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar (através de dispensa de licitação), e os envia às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e também aos usuários da rede socioassistencial, usando para isto os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

 

 

“Fechamos o cronograma para no dia 05 de janeiro enviarmos esses alimentos às instituições contempladas. Como o PAA é um programa federal, a Prefeitura de São Cristóvão entra fazendo uma ponte entre os agricultores e as intuições que receberão esses produtos”, pontua a coordenadora de Segurança Alimentar de São Cristóvão, Winne Correia Fontes.

 

 

Segundo a presidente do Conselho de Segurança Alimentar, Maria do Carmo Batista Santos, pela primeira vez os agricultores de São Cristóvão estão aderindo em grande quantidade. “No passado tivemos várias reuniões, sempre estimulando essa participação dos agricultores familiares, mas percebíamos que não às vezes não tínhamos uma grande adesão. Desta vez temos visto uma grande participação, e assim teremos cerca 27 agricultores participando”, contou Maria.