Inscrições para o concurso de grafite do Festival de Artes de São Cristóvão estão abertas

28/09/2022 - 13:10 Atualizado há 2 dias

A Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) abriu as inscrições para o concurso de grafite para o 37º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). O objetivo é estimular a produção artística e criar um legado de murais permanentes de artes visuais em lugares públicos, representando a cultura da Cidade Mãe de Sergipe.

Como forma de comemorar os 50 anos do FASC, serão selecionados seis projetos em artes muralistas feitas em técnicas de grafite que se inspirem no aniversário do festival e na cultura sancristovense, através dos grupos folclóricos da cidade, personagens da história e arquitetura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 18h (horário de Brasília) do dia 17 de outubro de 2022, por meio do formulário digital disponível no site da Prefeitura.

As artes selecionadas serão avaliadas por uma Comissão de Seleção, composta por representantes da Fumctur e da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio de critérios como originalidade, criatividade, acabamento, técnicas e representação do tema. E os vencedores receberão um prêmio no valor individual de R$ 35 mil, além dos murais ficarem expostos, de forma permanente, na parede das galerias do centro comercial do bairro Eduardo Gomes, que se transformarão em pontos turísticos do município.

Segundo a presidenta da Fumctur, Paola Santana, essa é a primeira ação relacionada a grafite direcionada a essa região. “Nós vimos como uma forma de inserir esse tipo de categoria de artista no festival pois entendemos as dificuldades existentes, por se tratar de uma cidade com tombamento histórico e um centro histórico. Sabemos que a cultura independe de lugares e regiões, então há uma demanda de cultura reprimida no Eduardo Gomes e queremos aflorar essa ideia por meio dessas ações”, explicou.

O resultado preliminar será divulgado em 28 de outubro de 2022, e os recursos deverão ser interpostos no prazo de dois dias úteis a contar da publicação do resultado preliminar. O resultado definitivo será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura no dia 07 de novembro. Para mais informações, confira o edital por meio do link: https://anexos.saocristovao.se.gov.br/arquivos/portal/informacoes/concursoGrafite/EDITAL_032022.pdf