Inscrições para o Bolsa Atleta Municipal iniciam no próximo dia 22 em São Cristóvão

18/01/2024 - 16:23 Atualizado há 2 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), publicou o edital do programa Bolsa Atleta Municipal 2024. As inscrições começam na próxima segunda-feira (22) e podem ser feitas presencialmente na sede da Semel, localizada na Praça São Francisco, até o dia 08 de fevereiro, das 9h às 13h.

O processo seletivo dará a concessão de 16 bolsas, com o objetivo de incentivar e desenvolver o esporte de alto rendimento. A seleção será dividida em três categorias: atletas sancristovenses de 18 a 60 anos (sendo disponibilizadas quatro bolsas no valor mensal de R$ 1.000,00), atletas estudantis de 12 a 17 anos (sendo disponibilizadas nove bolsas com valor mensal de R$ 400,00) e para os paratletas serão três bolsas no valor de R$ 500,00. O prazo de validade do processo seletivo será de até 12 meses.

Para o secretário de esporte e lazer do município, Klewerton Siqueira, o programa é um marco, pois além de incentivar atletas de destaque no município, também auxilia na formação de novos esportistas.

“O Bolsa Atleta é o nosso carro chefe no esporte. Hoje temos atletas despontando no cenário nacional e internacional e o programa auxilia bastante nas categorias profissional e paratleta, além do estudantil, que tem objetivo de contribuir com a formação dos atletas. Temos esportistas bastante satisfeitos com o programa e isso nos deixa muito orgulhosos. São Cristóvão é o único município sergipano com o Bolsa Atleta ativo, nosso desejo é inspirar outros esportistas do município”.

Para participar da seleção, um dos critérios avaliados são os resultados esportivos mais recentes de cada atleta em sua determinada categoria,  considerando os eventos esportivos ocorridos no período de 01 de junho de 2022  a 31 de dezembro de 2023, em Eventos Internacionais, Nacionais, Regionais ou Estaduais. A lista com as documentações necessárias e maiores informações sobre o Programa estão disponíveis na aba principal do site da Prefeitura, no banner “Bolsa Atleta: Edital 2023”.

Confira os prazos do processo de inscrição do Bolsa Atleta 2023:

PROCESSO

22/01 a 08/02/2024

Resultado Preliminar

04/03/2024

06 a 08/03/2024

Resultado Definitivo

13/03/2024

Homologação dos Resultados

13/03/2024

Sobre o Programa

O Programa Bolsa Atleta, de que trata a Lei nº 312/2017, é um benefício concedido pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), regulamentado pelo Decreto nº 158/2019, com foco em atender atletas e paratletas de desportos de rendimento com modalidades individuais e coletivas reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Um programa com várias histórias de sucesso

Entre os beneficiários do Bolsa Atleta estão atletas que estão iniciando a carreira e alguns com desempenho de destaque nacional e internacional, a exemplo de Duda Lisboa. Com uma trajetória de sucesso que se iniciou nas quadras de vôlei de praia da Cidade Mãe, Duda já foi tri campeã do Mundial de Vôlei de Praia e é considerada a melhor jogadora do mundo na modalidade pela Federação Internacional de Vôlei, em 2019 e 2020.

Além disso, Duda disputou a última edição dos Jogos Olímpicos, que aconteceram em Tóquio, no Japão, em 2020 e está classificada para a disputa em Paris, capital francesa, em 2024. Este ano a atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de Santiago no Chile, ao lado da parceira de quadra, Ana Patrícia, e foi indicada ao Prêmio Brasil Olímpico 2023, na categoria Melhor Atleta Feminina.

Érika Machado, atleta do Jiu- Jitsu, destaca a importância do apoio que a gestão municipal ofereceu para o seu desenvolvimento no esporte. A lutadora também celebra as conquistas obtidas em 2023.

“Esse ano foi de muita colheita. Participei do campeonato europeu, minha primeira competição fora do país e fiquei em 3º lugar. Fui vice-campeã brasileira. Vice-campeã sul-americana e fiquei em 3º lugar no mundial da Califórnia (EUA). Ano que vem eu espero elevar ainda mais esses resultados”, celebrou Érika.

Já o lutador de MMA, Marcelo Guará, é contemplado pelo programa há quatro anos e conta que, graças aos treinos, pode se dedicar aos treinos com tranquilidade. “O lutador tem que treinar e eu tinha que correr atrás de patrocínio. Com essa ajuda que eu recebo permite comprar suplementos, passagens e outras necessidades”.

No último Campeonato Brasileiro de Parabadminton, realizado em outubro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, a paratleta Maria Gilda, beneficiária do Bolsa Atleta saiu com medalha de ouro nas categorias dupla mista e simples feminina WH-2 e medalha de prata na dupla feminina WH-2-WH-1. Além disso, Gilda recebeu medalhas de prata e bronze nos Jogos Panamericanos de Santiago 2023. Os resultados foram celebrados pela esportista.

“O auxílio recebido proporcionou os resultados que eu tenho hoje. Então finalizar o ano como campeã nessas categorias é a coroação do trabalho”, pontuou.