Grupo Essilor e São Cristóvão entregam óculos à crianças sancristovenses

18/10/2021 - 13:39 Atualizado há 2 dias

Marcando o Dia Mundial da Visão, celebrado no dia 14 de outubro, a Essilor e a Prefeitura de São Cristóvão entregaram os primeiros óculos aos alunos com deficiência visual da Rede Municipal de Educação. A iniciativa beneficia cerca de 500 crianças, que possuem dificuldades visuais e que estão matriculadas entre o 1° e o 5° ano, podendo ser estendida até a doação de 800 óculos. A ação aconteceu na última sexta-feira (15), na Escola Municipal Raimundo Francisco, no bairro Luiz Alves.

A baixa visão figura como uma das doenças mais comuns e, ainda assim, subestimadas, afetando 2.7 bilhões de pessoas no mundo e cerca de 30 milhões de brasileiros. Desta forma, a multinacional francesa Essilor, líder mundial na fabricação de lentes para óculos, vem promovendo através do Instituto Ver e Viver uma série de ações que levarão correção visual e atendimento oftalmológico a alunos de São Cristóvão.

“Essa entrega de óculos é a última etapa (da primeira fase), porém, teremos outras entregas até que possamos concluir o atendimento a todas as crianças que necessitam de óculos. A parceria São Cristóvão e Essilor vem acontecendo dento do esperado, e acaba sendo uma grande satisfação para todos nós, pois sabemos que 80% do aprendizado de uma criança passam pelos olhos. A partir do momento em que promovemos uma ação com esta estamos contribuindo com a sociedade, com a educação dessas crianças e com redução da evasão escolar”, pontuou o gerente territorial da Essilor, Antônio Neto.

Para estes alunos, a correção visual fará toda a diferença no rendimento escolar. De acordo com estudo do programa Alfabetização Solidária, no Brasil, a incidência de problemas visuais acarreta na evasão escolar de 22,9% dos alunos de ensino fundamental.

“Muitas crianças têm impacto negativo na aprendizagem devido às questões ligadas à visão. Por terem baixa visão e por não terem consciência disto, juntamente, com seus familiares, além do fator econômico, tudo acaba contribuindo para esse problema. A parceria São Cristóvão e Grupo Essilor, principalmente, neste momento de retomada das aulas presenciais. A cadeia que se formou dentro da própria Secretaria Municipal de Educação, onde tivemos o apoio de professores de nossa rede, que se formaram para fazer avaliações primárias dentro das próprias escolas também merece nosso reconhecimento. Nossas professoras deram conta do recado, o que resultou na entrega dos óculos na tarde desta sexta”, disse a secretária municipal de educação, Quitéria de Barros.

No município, a iniciativa é um esforço cooperado entre a Essilor, Instituto Ver e Viver, Sociedade Sergipana de Oftalmologia e o laboratório óptico Visiolab, além da Prefeitura de São Cristóvão. Já o Vision for Life, fundo de impacto da Essilor International, concedeu o aporte financeiro para a realização das doações. “Esse é um projeto que já vem acontecendo, antes mesmo da pandemia, com o aval da Sociedade Sergipana de Oftalmologia, onde havíamos feito a entrega de óculos para a Rede Pública de Ensino de Aracaju. Na sequência, o objetivo era extrapolarmos para outros municípios, como fizemos agora com São Cristóvão. A parceria com as prefeituras, com o Rotary, com a Essilor, além dos parceiros oftalmologistas tudo vem somando para contribuirmos para que essas crianças possam enxergar bem. É um esforço em conjunto que acabará resultando em benefícios para a sociedade”, enfatizou a presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia, Denise Barrosos.

Segundo Vânia dos Santos Fortes, professora que trabalha na pré-avaliação ocular das crianças, a entrega dos óculos terá impacto direto no cotidiano das crianças. “Essa é só mais uma etapa, porém, é gratificante já presenciarmos as entregas dos óculos às crianças acontecendo, e ver que todo o nosso trabalho não foi em vão nos enche de alegria. Vem sendo um grande processo, mas que contamos com o apoio dos diretores e professores das nossas escolas. Os pais também entenderam esse trabalho e contribuíram para que as crianças participem das avaliações cumprindo cada etapa do processo até o recebimento dos óculos”, disse.

Sobre o Instituto Ver & Viver

É uma associação sem fins lucrativos, que tem como patrocinadoras as empresas do Grupo Essilor, presentes em mais de 120 países, cuja missão é proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida através da visão. No Brasil, o Instituto é responsável pela implantação e operacionalização do projeto 2.5 New Vision Generation. Através de iniciativas que ocorrem em diversas regiões, o Instituto Ver & Viver forma parcerias para levar correção visual ao maior número de pessoas sem acesso no Brasil. Desde 2013, o Instituto já impactou 1 milhão de vidas e corrigiu a visão de mais de 320 mil pessoas em diversas regiões do Brasil. Saiba mais sobre o IVV em: www.institutovereviver.org.br.

Sobre a Vision For Life da Essilor

O Vision For Life da Essilor é um programa global de doações estratégicas dedicado à eliminar a visão deficiente, acelerando iniciativas que atenderão às necessidades dos 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo com visão não corrigida. A iniciativa cria parcerias estratégicas para garantir que as populações em necessidade tenham acesso aos cuidados visuais, impactando positivamente nas regiões através da criação de empregos, alívio da pobreza e desenvolvimento socioeconômico para indivíduos e suas comunidades.

Vânia dos Santos Fortes

Denise Barroso