Governo do Estado entrega Centro de Especialidades Odontológicas à população

28/09/2021 - 15:36 Atualizado há 19 horas

Localizado em São Cristóvão, nas imediações do bairro Rosa Maria, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) João de Andrade Garcez foi reinaugurado na tarde da última segunda-feira, 27, por representantes do Governo do Estado. Na ocasião estiveram presentes: o secretário Geral de Governo, José Carlos Felizola (representando o governador Belivaldo Chagas); a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa; a secretária municipal de saúde, Fernanda Santana (que na ocasião representou o prefeito Marcos Santana); a diretora da Fundação Estadual de Saúde, Lavínia Aragão Trigo de Loureiro, além de familiares do homenageado. O equipamento, que é o maior entre os oito CEO’s do Estado, contou com investimentos na ordem de R$390.223,75.

A reforma estrutural irá proporcionar melhorias aos serviços especializados oferecidos à população não apenas de São Cristóvão, mas também aos usuários dos municípios de: Areia Branca, Barra dos Coqueiros, Frei Paulo, Itabaiana, Itaporanga D’Ajuda, Malhador, Moita Bonita e Ribeirópolis. “É um orgulho saber que temos (aqui) o padrão das clínicas particulares, pois qualquer cidadão, especialmente, o mais humilde, terá a oportunidade de usar os serviços de qualidade ofertados pelo CEO”, enfatizou José Carlos Felizola.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, falou sobre a importância do CEO a rede estadual de saúde. “Esse equipamento vai atender uma demanda pautada na política que nós, da Saúde do Estado, primamos no tocante à qualidade e a humanização dos serviços. Em meio à pandemia, nós não paramos e demos continuidade à assistência que a população necessita”.

O Centro de Especialidades Odontológicas possuirá sete consultórios odontológicos, e especialidades primordiais para o atendimento oral dos sergipanos, entre as quais se destacam: a odontologia para pacientes com necessidades especiais, o diagnóstico bucal, a periodontia, a endodontia, a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, além de confecção de próteses dentárias. O CEO segue o padrão exigido pelo Programa Brasil Sorridente, e a terá uma equipe formada por cirurgiões-dentistas, auxiliares em Saúde Bucal, recepcionista, auxiliar em serviços gerais e vigilante patrimonial.

Implantado em 2014, o local foi batizado com o nome do dentista e ex-governador, João de Andrade Garcez, que ficou conhecido também por criar o curso de odontologia na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Essa unidade de Saúde tem um ambulatório que tem muito da cara do nosso pai, pois vem a ser um espaço para atendimento de pacientes com necessidades especiais, os quais ele sempre lutou a favor. Para nós, que somos da família, é de muita alegria sabermos que o sonho dele está sendo continuado”, disse o filho do homenageado, João Garcez Filho.

A secretária de saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana expressou o contentamento de toda a gestão municipal em ver o CEO, implantado na cidade, sendo reestruturado. “É um momento de alegria para nós presenciarmos esse equipamento sendo entregue ao povo sergipano, que atenderá uma regional importante do nosso estado. Nós, de São Cristóvão, agradecemos por este momento, uma vez que em nosso município, que já atende pacientes através da Atenção Básica, agora teremos também esse reforço através dos encaminhamentos que poderemos fazer para os casos especializados de pacientes que necessitam de continuação para seus tratamentos”, finalizou Fernanda Santana.

Fernanda Santana

Fotos: Dani Santos.