Governo do Estado e Prefeitura de São Cristóvão realizam Cantata Natalina na Praça São Francisco

21/12/2020 - 14:15 Atualizado há 19 horas

Na noite do último domingo, 20, o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, realizou a Cantata Natalina “Janelas do Natal”, projeto realizado através da Lei Aldir Blanc, protagonizada pelo Coral Vivace. O espetáculo aconteceu nas janelas do Museu Histórico de Sergipe, e seguindo todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias, como disponibilização de álcool em gel e distanciamento entre as cadeiras, pode contar com a participação do público.

Iluminando o complexo arquitetônico da Praça São Francisco, e ecoando vozes no Centro Histórico, a cantata foi composta pelas mais populares canções natalinas, a exemplo de “Então é Natal”, “Noite feliz” e “Bom Natal”, que através das vozes do Coral Vivace, passaram uma mensagem de paz universal. O maestro Sérgio Chagas comentou um pouco sobre o sentimento que a cantata visa despertar no público. “Estamos trazendo uma mensagem de amor e paz, de renovação da vida espiritual das pessoas. Neste momento complicado para todos, a mensagem do natal é de amor e fé, mesmo nos momentos difíceis. Agora é a hora de reflexão, de termos esperança de que esse tempo passará, que a pandemia passará”, pontuou.

Maestro Sérgio Chagas

Para o prefeito Marcos Santana, a realização da cantata de natal serve como um repositor de energias de um ano tão difícil e desgastante. “É emocionante presenciar um espetáculo assim, com as canções natalinas, com a beleza do nosso museu, o público cantando junto, é revigorante para a nossa alma. [...] Desejo que em 2021 nós possamos conquistar novas vitórias, vencer o coronavírus e voltar a conviver normalmente com quem nós tanto amamos”, frisou o prefeito

A presidente da Funcap, Conceição Vieira, ressaltou a necessidade de incluir São Cristóvão em eventos como esse. “É importante podermos fazer registro de datas importantes na nossa antiga capital. São Cristóvão precisa estar presente nessa agenda, já que tradicionalmente os fatos históricos do nosso estado passaram por aqui. É possível ter uma experiência histórica revivida aqui”, disse ela. Conceição também pontuou a importância da Lei Aldir Blanc na realização do espetáculo. “Nós conseguimos realizar esse projeto por causa dos recursos fornecidos pela Lei Aldir Blanc, e com ela estamos dando mais visibilidade a identidade e o jeito de ser sergipano”, finalizou.

Conceição Vieira, Presidente da Funcap

“Foi muito importante, já que nesse período de pandemia tudo ficou mais difícil, esse momento serviu para nos trazer um pouco mais de felicidade. Para o ano de 2021 a gente espera muita paz, ter fé que a pandemia vá embora, que tudo isso passe e a gente se livre logo” falou Thayane Azevedo, moradora da cidade que acompanhou o evento na Praça São Francisco.

Quem também prestigiou o espetáculo foi a moradora Amanda Cruz, que se emocionou com todas as músicas apresentadas. “Foi um momento único, muito emocionante. Esse período tem sido muito complicado para todos por conta da pandemia, e a cantata conseguiu passar um sentimento de leveza, uma mensagem de fé e esperança”, disse Amanda.