Gestoras da Secretaria de Saúde de São Cristóvão são eleitas pela primeira vez para representar Sergipe na Conferência Nacional de Saúde

30/05/2023 - 19:07 Atualizado há 11 horas



De maneira inédita, duas gestoras integrantes da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão foram eleitas como delegadas titular e suplente para representar o município na Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 02 e 05 de julho, em Brasília. Além delas, foram eleitos mais uma funcionária e dois usuários do SUS São Cristóvão. A eleição aconteceu durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio.

 

A Conferência Estadual de Saúde é proposta como um espaço democrático e conta com a participação da comunidade representada por gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como principal objetivo construir propostas de políticas públicas para integrar o Plano de Saúde de cada ente federado (município, estado e União). O evento foi realizado pela de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju.

 

Joélia Ferreira, gestora da Divisão de Vigilância e Controle de Doenças e Agravos Transmissíveis (DVCDAT) da Secretaria de Saúde de São Cristóvão, foi eleita como delegada titular e acredita que essa edição da Conferência Estadual foi marcada por uma retomada dos valores democráticos: “Percebi que nessa conferência voltamos a fortalecer o processo democrático. Houve falas em relação à busca por financiamentos para a saúde dos municípios, a saúde da família, como também sobre questões de gênero, sobre as causas dos LGBTQIAP+, questões de raça e preconceito. Isso foi muito levantado lá, porque também é questão de saúde, e foi de forma muito democrática”.

 

Joélia Ferreira, gestora da Divisão de Vigilância e Controle de Doenças e Agravos Transmissíveis (DVCDAT) da Secretaria de Saúde de São Cristóvão

 

O tema deste ano, assim como na Conferência Municipal, foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A conferência discutiu quatro eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã será outro dia para todas as pessoas. Ao todo, foram 60 delegados e 20 propostas eleitas, cinco de cada eixo, para levar à nacional, onde haverás 1.058 delegados, 100 convidados e 100 observadores, além dos facilitadores e apoiadores. 

 

A coordenadora de Instrumento de Gestão do SUS, Daniela Pereira, foi eleita como delegada suplente e acredita que a participação da delegação de São Cristóvão nos segmentos de gestores, trabalhadores e usuários é um movimento positivo para mostrar a mobilização do município em construir uma gestão participativa e que agrega a comunidade. “Várias propostas que foram construídas lá nos bairros, foram para conferência municipal e agora tivemos uma proposta aprovada pra nacional, então foi muito bacana”, afirma.

 

Daniela Pereira, coordenadora de Instrumento de Gestão do SUS

 

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde (DiVAS) de São Cristóvão, também participou da Conferência Estadual de saúde e ressalta que a Secretaria de Saúde fica muito feliz com a indicação de gestoras da instituição. “Uma vez que uma profissional com muitos anos no município e com experiência de gestão e assistência, representa São Cristóvão a nível nacional, ela fará uma defesa por um SUS melhor, mais justo e mais eficiente”, acredita.

 

José Marcos Santos, diretor de Vigilância e Atenção à Saúde (DiVAS) de São Cristóvão

 

Além das gestoras, foram eleitos dois delegados do município no segmento usuário. Os delegados elegíveis foram votados inicialmente na Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu em março.