Gestão municipal realiza reunião para discutir implantação do SIAFIC em São Cristóvão

23/11/2021 - 15:03 Atualizado há 2 dias

Secretários municipais e diretores financeiros da Prefeitura de São Cristóvão participaram na manhã da última segunda-feira (22), no Paço Municipal, de uma reunião administrativa para discutir a implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC) em São Cristóvão.

O intuito do encontro foi sensibilizar e orientar os gestores das pastas municipais sobre a importância do software que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil.

A reunião contou com a orientação do diretor técnico da CAT, José Valmir dos Passos, que detalhou as funcionalidades do sistema. De acordo com ele, o SIAFIC trará três grandes novidades para a gestão: padronização dos serviços em nível de Brasil, consolidação das informações e a junção do poder executivo e legislativo que trabalharão em um só sistema de contabilidade.

Josenito Oliveira e Valmir Passos

“O objetivo central disso é a transparência pública, dando melhor acesso à população. Ele exige 32 novos relatórios que deverão ser claros para que qualquer cidadão comum possa acessar o portal da transparência da Prefeitura de São Cristóvão e verificar que receita que o município está arrecadando e em que está investindo”, detalhou o diretor técnico da CAT.

Segundo o secretário de planejamento, orçamento e gestão, Josenito Oliveira, apesar de a implantação do sistema estar prevista para de janeiro de 2023, o município de São Cristóvão já está se preparando para essa nova realidade. “Nós teremos um ano para fazer os ajustes, temos um plano de trabalho que será desenvolvido no próximo ano, para que em janeiro de 2023 o SIAFIC já esteja funcionando. Hoje nós nos reunimos para sensibilizar o secretariado sobre essa implantação”, declarou.

A reunião ainda contou com a presença do prefeito Marcos Santana que afirmou que "mudar uma cultura organizacional nem sempre é fácil, mas se faz necessária. Nosso objetivo é que São Cristóvão seja pioneira nessa adequação".

Fotos: Heitor Xavier