Gestão democrática: Prefeitura de São Cristóvão empossa 30 novos diretores escolares selecionados via PSS

31/01/2023 - 18:04 Atualizado há 6 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), empossou na manhã desta terça-feira (31), 30 novos gestores que atuarão na direção das escolas municipais. Eles participaram do Processo Seletivo lançado em dezembro do ano passado e que foi implementado de maneira inédita na Cidade Mãe de Sergipe, fortalecendo a gestão democrática no território. 



A secretária municipal de Educação, Deise Barroso, explicou que o Processo Seletivo foi feito avaliando o mérito e desempenho daqueles que se inscreveram. “Nós dialogamos com o Sintese, fizemos o decreto e nos comprometemos a fazer essa seleção. Montamos uma comissão que cuidou de todo o edital e todas as etapas, com a análise de currículo e dos planos de gestão para que hoje eles estivessem aqui sendo empossados”, explicou.

   

 


Secretária municipal de Educação, Deise Barroso

Segundo ela, o certame está atrelado à Lei Nº 14.113/2021 do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Tal processo foi a última das condicionantes da Lei que o município precisava cumprir, já que as outras duas já haviam sido realizadas, sendo elas a redistribuição do ICMS de educação e a adequação dos currículos à base comum. 




O prefeito Marcos Santana parabenizou os selecionados e enfatizou que estes gestores terão papel fundamental para consolidação de São Cristóvão como uma cidade educadora. “Esse foi um processo seletivo que não teve e não terá, enquanto for prefeito dessa cidade, nenhum tipo de ingerência política. Os gestores aqui empossados terão todo nosso apoio para que a escola seja o ambiente mais adequado possível para transformação das nossas crianças em cidadãos e cidadãs. Temos a expectativa que nós, juntos, possamos transformar cada vez mais as vidas desses meninos e meninas, e colocar São Cristóvão na posição de destaque que ela merece”, declarou o gestor municipal. 

 


Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana

 

Uma das gestoras empossadas na manhã desta terça-feira foi Nadja Ivone Andrade, que atua no município há 21 anos e agora será a responsável por dirigir a EMEF Gina Franco. Ela aprovou a iniciativa da realização do Processo Seletivo.  “Estou voltando à ativa em uma das escolas que eu fui gestora e muito satisfeita, principalmente pelo avanço do nosso município que está trabalhando a gestão democrática dentro da educação”, apontou.

 


Nadja Ivone Andrade, diretora empossada

 

Assumindo a função de diretor na escola do povoado Feijão, Almir de Oliveira também elogiou a iniciativa. “Esse é um projeto que vai dar oportunidades a novos colegas, professores, técnicos, assumirem essa função de diretor. A partir disso não teremos mais a seleção que envolve indicações ligadas a questões político-partidárias e agora teremos algo democrático. Foi algo excelente e espero contribuir para que a educação do município cresça cada vez mais”, destacou o diretor. 

 



Almir de Oliveira, novo diretor da escola do povoado Feijão

 

Pacto pela Aprendizagem 



Na oportunidade, junto à Prefeitura, os diretores firmaram um Pacto pela Aprendizagem na Idade Certa. Tal pacto tem como objetivo principal garantir que todos os estudantes matriculados e frequentando as escolas da rede municipal de ensino tenham a oportunidade de aprender na idade certa, desenvolvendo o seu potencial e as habilidades necessárias para que possam ter uma trajetória de sucesso no seu percurso escolar.



Estarão envolvidos no projeto todos os profissionais que atuam na escola (diretores, coordenadores, professores, merendeiras, executores, oficiais administrativos, cuidadores e técnicos da SEMED/SC) para que a educação de qualidade social aconteça efetivamente nas escolas do município. 




Presentes na cerimônia



A cerimônia contou com a presença de parte do secretariado municipal, dos familiares dos profissionais empossados e dos vereadores: Edvaldinho Cabeleireiro, Edson Pereira e Rafael do Sucatão.

 

Fotos: Heitor Xavier