Gestão de Marcos Santana é premiada no 11º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

16/05/2022 - 13:40 Atualizado há 1 dia

A gestão do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, foi premiada na última sexta-feira (13), em duas categorias na 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município conquistou a segunda colocação nas duas categorias que concorreu, sendo elas Cidade Empreendedora, com o projeto “Costurando Tempos Novos” da Casa da Costura Dona Zil, e Marketing Territorial e Setores Econômicos, com o projeto “Sala dos Saberes e Fazeres”.

Para o gestor, os prêmios conquistados demonstram o trabalho intenso realizado pela equipe da Prefeitura nos últimos anos. “Hoje recebemos dois prêmios importantes para uma equipe que trabalha diariamente para fomentar o empreendedorismo, o trabalho e a renda em nossa cidade, e para o povo de São Cristóvão que são os beneficiários diretos por esses projetos”, declarou Marcos Santana.

Com as conquistas da última sexta, o município de São Cristóvão coleciona agora três projetos premiados nas últimas duas edições do Prêmio. Em 2019, a gestão de Marcos Santana trouxe para a Cidade Mãe de Sergipe o segundo lugar na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual - MEI - com o ‘Projeto São Criativos’.

O evento realizado na sede do Sebrae, em Aracaju, reuniu gestores e diversas personalidades políticas dos municípios sergipanos. De São Cristóvão, além do prefeito Marcos Santana, marcaram presença a secretária de Assistência Social, Lucianne Rocha; a presidenta da Fumctur, Paola Santana; o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira; e o secretário de Fazenda, Orçamento e Planejamento, Eldro da França; e outros servidores municipais.

Secretários e demais servidores municipais prestigiaram o evento

O Prêmio

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um reconhecimento aos prefeitos que implantaram projetos com resultados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município.

Neste ano, o Prêmio contou 35 propostas inscritas em sete categorias, sendo elas: Sala do Empreendedor,Empreendedorismo na escola, Governança regional e cooperação intermunicipal, Compras governamentais, Marketing territorial e setores econômicos, Inovação e sustentabilidade e Cidade empreendedora.

“Esse é um momento muito especial porque sei do empenho que os prefeitos e suas equipes tem feito para continuar inovando e criando projetos interessantes, facilitando a vida dos empreendedores e a formalidade para os pequenos negócios, ampliando a capacidade de renda, fazendo o dinheiro circular mais em prol do município e fortalecendo a economia local através das compras públicas. São fatores que aliados à educação empreendedora vão transformando a realidade dos municípios. Agradeço a participação e empenho de todos”, destacou o superintendente do Sebrae, Paulo do Eirado.

São Cristóvão foi um dos municípios premiados na última sexta

Os projetos

O Projeto “Costurando Tempos Novos” Casa da Costura Dona Zil, beneficia diretamente  grupos produtivos informais de mulheres na área da costura, do crochê, bordado e outros artesanatos, bem como  ateliês de costura, associação das artesãs, artesãos de modo geral e Costureiras microempreendedoras individuais. Possui participação direta de em torno de 100 mulheres nos cursos, oficinas e outras atividades, como palestras e rodas de conversas temáticas que são realizadas na Casa da Costura.

Já o Projeto “Sala dos Saberes e Fazeres” traduz-se numa oportunidade para ampliar a qualidade dos produtos e fomentar a geração de trabalho e renda a partir de um processo de qualificação e profissionalização dessa atividade econômica, estimulando a força cultural e artística local, o que contribui diretamente para o desenvolvimento da vocação turística do município de São Cristóvão, reconhecidamente como a 4ª Cidade mais antiga do Brasil e Cidade Mãe de Sergipe.

Fotos: Dani Santos