Futuras mães de São Cristóvão fazem pintura gestacional na barriga durante pré-natal

27/10/2020 - 16:42 Atualizado há 1 hora

O cuidado materno infantil em São Cristóvão engloba diferentes ações que envolvem a promoção da atenção integral às mulheres desde o planejamento sexual e reprodutivo, passando pela assistência ao pré-natal, o parto, o puerpério e o acompanhamento do recém-nascido.  Nesse contexto, uma das ações que mais tem chamado a atenção das gestantes que realizam o pré-natal na rede municipal de São Cristóvão é a Pintura Gestacional.

A pintura é realizada pela enfermeira Silviane Barroso, que trabalha há cerca de um ano na UBS José Macário de Santana, no povoado Várzea Grande e na UBS Maria Luiza dos Santos Nascimento, no povoado Cabrita. Durante as consultas de pré-natal a enfermeira vem desenvolvendo uma pintura na barriga da gestante, representando o bebê, como uma forma de despedida da barriga. “Utilizo uma técnica para humanizar a consulta de pré-natal, trazendo bons pensamentos para o parto e também eternizando o momento da gestação”, afirma ela.

A pintura, que dura cerca de 20 minutos, é um momento de entrega e confiança das mães junto à profissional e permite uma experiência visual que fortalece a conexão entre a mãe e seu bebê. Edvania Santos, gestante acompanhada pela Unidade de Várzea Grande, decidiu fazer a pintura com 37 semanas de gestação. “Vi nas redes sociais e quis fazer. Achei linda, diferente, nunca tinha visto antes. Vou mostrar a toda minha família”, disse ela. “Comecei meu pré-natal em março, tive um atendimento ótimo e venho sendo acompanhada pelo médico eenfermeira, só tenho a agradecer. Não vejo a hora de meu filho chegar”, conclui Edvania.

A gestante Edvania Santos, após concluir a Pintura Gestacional na UBS da Várzea Grande

Em São Cristóvão, o Projeto Mães da Cidade Mãe tem promovido educação permanente às equipes de saúde objetivando uma atenção humanizada à gravidez das mães atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município, incluindo a busca ativa e a captação precoce das gestantes, bem como a garantia de atendimento durante toda a gestação e puerpério.

O cuidado materno infantil é umas das prioridades para os profissionais da saúde da rede, entre médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, auxiliares e agentes comunitários que recebem capacitação contínua do município. A secretaria de saúde tem buscado aumentar a cobertura de gestantes acompanhadas pela estratégia de Saúde da Família e assim manter baixa a taxa de mortalidade infantil na cidade, importante indicador social da qualidade dos serviços de saúde. Vale lembrar que em 2019, São Cristóvão registrou a menor taxa de mortalidade infantil da década, 17,3%, o que configurou um grande avanço para a população.