Fumctur leva oficina de teatro pra alunos da EMEF Gina Franco

21/03/2022 - 18:01 Atualizado há 15 horas

Dentro das ações que integram a programação do mês do teatro, a Prefeitura de São Cristóvão por intermédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur) está disponibilizando para os alunos da EMEF Gina Franco uma oficina de iniciação teatral. A atividade teve início nesta segunda-feira (21), e segue até a próxima quarta-feira (23).

Selecionado pela Lei Aldir Blanc no município, o “Projeto Ofício da Arte” tem como proposta estimular os alunos por meio dos jogos teatrais e exercícios que possam introduzi-los à prática da cena, usando como referência a literatura de cordel a partir de contos e casos de autores sancristovenses.

De acordo com a professora de teatro e atriz, Patrícia Brunnet, a intenção ao levar a oficina para escola é trabalhá-lo como ferramenta pedagógica, através de jogos de improvisação e jogos dramáticos, a oralidade do aluno, o pensamento lógico e a interpretação. “Com esses jogos eles poderão desenvolver habilidades que poderão utilizar no dia a dia, com uma melhor comunicação e pensamento mais crítico diante de algumas situações”, informou.

Professora de teatro e atriz, Patrícia Brunnet

Ainda de acordo com Patrícia, levar as referências da cultura sergipana para os adolescentes é fundamental, principalmente no caso dos alunos que residem na Cidade Mãe de Sergipe. “Eles vivem em uma cidade que é histórica, que a arquitetura fala, que as manifestações populares falam muito, que respira cultura e arte. Eles precisam conhecer essas manifestações e se apropriar do que São Cristóvão possui. Se a gente não conhece, a gente não valoriza, então é importante que eles tenham esse contato na prática através do teatro que é uma arte dramática milenar”, apontou.

Durante os três dias, os alunos terão contato com os jogos, literatura de cordel, assistirão peças teatrais de grupos sergipanos, debaterão sobre a arte de atuar com foco na cultura sergipana, e encerrarão as atividades com experimentos cênicos com base no que aprenderam no decorrer da oficina.