Fórum para recomposição da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social é realizado em São Cristóvão

02/05/2023 - 17:47 Atualizado há 4 dias



 

Aconteceu na manhã desta terça (02), um fórum com a finalidade de recompor as vagas da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social de São Cristóvão. As vagas eram para usuários, trabalhador e entidade não governamental. Na ocasião, aconteceu a votação apenas para usuários e entidades, cada uma com uma vaga para titular e suplente. 



André Dória, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, se atenta a importância da paridade no conselho e define o fórum de hoje atípico, mas relevante. “O conselho preza pela paridade entre governo e sociedade civil, como a sociedade civil acabou tendo essas vacâncias, a gente dá recondução dessas cadeiras para que a gente tenha a manutenção da paridade”, explica. São doze vagas existentes no conselho, seis delas são ocupadas pelo governo e as outras seis ocupadas pela sociedade civil. 

 

 

André Dória, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

 

De acordo com o presidente cada categoria vota em si, foi dessa maneira que os novos conselheiros foram escolhidos. Os que desejavam participar passaram por um cadastramento e posteriormente deu início ao processo dos representantes. “Aqueles que tiveram o maior número de votos dentro de cada categoria, foram considerados eleitos e aptos a atuarem representando a sociedade civil junto ao Conselho Municipal de Assistência Social”.

 

 

O fórum aconteceu no Auditório do Paço

 

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Lucianne Rocha, é o início de um novo ano e junto com a mudança de governo federal veio as expectativas de fortalecimento para política de assistência social. Ela destaca que após um período de muitos desgastes, esvaziamento e enfraquecimento, agora, tem-se uma nova oportunidade de fazer valer o trabalho e trazer mais benefícios à sociedade. “Estamos tentando trazer novas instituições que realizam um trabalho importante para a sociedade, para que venham para o controle social, que venham fortalecer essa política.” A secretária adiciona que é um ano de conferência, ano de repactuar ações, metas para essas políticas que virão com novas perspectivas. “Esse momento é importante, porque a política pública precisa do controle social para existir e manter essa eficiência. Ela precisa ser monitorada, ter esse controle da sociedade civil junto com o governamental.”

 

 

Lucianne Rocha, secretária da Semas 


Conselheiros 

 

Firmino dos Santos é um dos conselheiros na categoria entidades, representando a ASUV (Ação Social Unidos Venceremos). O mesmo tem o entendimento que participar do conselho é contribuir para uma sociedade melhor. “Eu aprendo junto com eles, aprendo o que é de fato assistência social, o que nos cabe e quais são as formas que podemos melhorar a vida da sociedade civil”. 

 

 

Firmino dos Santos, representante da ASUV

 

Do mesmo modo pensa Edineuza Pereira, a então titular da categoria Usuários do SUAS que defende o esclarecimento da política, dos assuntos políticos dentro da sociedade. “Eu acredito ser muito importante sabermos como a política trabalha dentro da nossa sociedade, dentro da nossa comunidade. Eu me sinto privilegiada em poder participar desse momento, em participar desse grupo e tentar levar benefícios para a minha comunidade”. 

 

 

Edineuza Pereira, conselheira 

 

Participantes escolhidos 

 

Na ocasião, na categoria entidades, as instituições mais votadas foram a IPAVI e a ASCOMBAC, sendo a primeira titular e a segunda suplente. Já na categoria usuários, as titulares continuam as mesmas, e as mais votadas para assumir a vaga de suplente foram Fátima da Silva e Maria Cleomar. 

 

Para Maria Cleomar, suplente da categoria usuários, é um motivo de satisfação. “Eu tô me sentindo lisonjeada ao participar de um projeto desse e dessas instituições. Vamos reivindicar, procurar melhorar mais e mais a vida da sociedade e, principalmente, da minha comunidade. Que bom que deu tudo certo e futuramente vamos conseguir o que a gente vai reivindicar, vamos conseguir as coisas para nossa instituição, que é o CRAS”.

 

 

Maria Cleomar, suplente da categoria usuários

 

 

Edjane Rodrigues é a responsável pela IPAVI, a instituição mais votada na ocasião. “É um motivo de grande satisfação, estamos lisonjeados por está participando do conselho. É um motivo de representar não só o IPAVI, mas toda a sociedade civil, é uma forma de estar demonstrando que ela precisa ser representada e precisa estar presente no conselho para que os interesses sejam revistos e feitos.” 

 

 


Edjane Rodrigues é a responsável pela IPAVI






Fotos: Heitor Xavier