Fórum municipal define quais representantes da sociedade civil e instituições farão parte do CMDCA

15/02/2023 - 16:54 Atualizado há 14 horas



O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou nesta quarta-feira (15) o Fórum de Eleição com o objetivo de escolher os representantes da Sociedade Civil e instituições, para compor a nova gestão do Conselho no biênio 2023 a 2025. O evento aconteceu no Salão do Paço Municipal e teve como abertura a palestra sobre a “Importância do Controle Social no Desenvolvimento da Democracia”.

 

 

De acordo com Gessica Silva de Jesus, presidente do CMDCA, envolver a comunidade, para que possam opinar sobre as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, “é de extrema importância no sentido de conhecer as demandas e garantir os direitos deste público. Esse processo de escolha acontece a cada dois anos, de maneira democrática e legitima. Ainda destaco que o CMDCA é de extrema relevância para realização do controle social e para a efetivação da política destinada a criança e o adolescente do nosso município, bem como colabora para formulação das políticas municipais, definindo prioridades e controlando as ações de execução em todos os níveis”, explicou.  

 

Gessica Silva de Jesus, presidente do CMDCA

 

Edjane Rodrigues Sales Siqueira é gerente administrativa financeira e compareceu à reunião como representante da Instituição Vó Cidália Jesus o Pão da Vida. “Nós já temos cadeira no CMDCA há muito tempo, atuamos ativamente no controle social dentro do município desde 2017 e desenvolvemos um projeto de futebol para 40 crianças com esse recurso público. Considero este fórum muito importante, pelo caráter de transparência, por ser tão aberto à comunidade, para que as pessoas venham, voltem, opinem e tenham a oportunidade de participar do conselho, atender as necessidades da juventude e promover alguma transformação”, afirmou.

 

Edjane Rodrigues Sales Siqueira é gerente administrativa financeira 

 

O próximo passo será no mês de março, para a definição da nova composição do conselho e dentre os novos membros a escolha do presidente e do vice-presidente. Nesse próximo biênio a presidência vai ser de um representante não-governamental, diferente destes dois anos que antecederam.

 

Fotos: Dani Santos