Festival de Artes de São Cristóvão confirma o rapper BK' como atração do evento

21/09/2022 - 16:44 Atualizado há 6 horas

O rapper carioca Abebe Bikila Costa Santos ou BK', como é conhecido, estará presente no Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), de 01 a 04 de dezembro. Considerado um dos nomes mais influentes do cenário do rap nacional, o cantor e compositor traz em suas letras temas como a violência policial, desigualdade, racismo, suas conquistas, farras e reviravoltas em sua vida pessoal. Além dele, outros 10 artistas já foram confirmados, sendo eles: Almério, Diogo Nogueira, Emicida, Hiran,  Larissa Luz, Alceu Valença, Gal Costa, Reemah, The Baggios e MC Tha.

Nascido na Zona Oeste do Rio de Janeiro, seu nome é uma homenagem ao maratonista etíope de mesmo nome, que foi o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas. Antes de se tornar rapper aos 28 anos, BK’ era um produtor de vídeos e acadêmico de cinema, mas já esboçava suas letras de rap na adolescência.

BK’ tornou-se um dos principais nomes do rap nacional nos últimos anos, e é considerado um dos mais influentes de sua geração. Em sua discografia estão os álbuns “Castelos & Ruínas” (2016), “Gigantes” (2018), “O Líder em Movimento” (2020) e o mais recente trabalho lançado neste ano, o EP “Cidade do Pecado”.

Neste último trabalho, composto por cinco faixas, o artista aborda como as metrópoles são soberanas aos indivíduos, trazendo as situações mais nuas e cruas possíveis a respeito dos efeitos que elas causam nas pessoas. Entre as inspirações sonoras que guiaram o rapper na produção deste EP, Marcelo D2 se destaca pela originalidade que conseguiu trazer quando incorporou o samba ao seu som. Na procura da batida perfeita, BK' se juntou com JXNV$, produtor musical com quem já colaborou em trabalhos anteriores, para alcançar um resultado que caminhe entre o funk brasileiro e o afrobeat.

O Festival

Em 2022, o Festival de Artes de São Cristóvão celebra 50 anos de história, e contará, além de muita música, com apresentações teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições. O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.

A expectativa é que mais de 30 mil pessoas circulem diariamente pelas ruas históricas e por sua praça patrimônio da humanidade, ambas chanceladas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Unesco, respectivamente. Ao todo serão 15 locais preparados com toda estrutura necessária para receber as apresentações e o público.

O evento é promovido pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur).