Festa de Senhor dos Passos: fiéis pagam promessas e fazem preces durante Procissão da Penitência

05/03/2023 - 19:28 Atualizado há 2 dias



 

Da Igreja do Carmo à Igreja da Matriz,  Otaniel Santos foi de joelhos. Nas pernas, a marca do esforço feito. No peito, uma gratidão que há dois anos ele esperava para demonstrar: “vim pagar uma promessa que fiz para o Senhor dos Passos durante a pandemia. Minha filha foi entubada com sintomas da Covid-19 e eu jurei que, se ele me desse a cura dela, eu viria com minha princesa acompanhar a procissão”. 

 


 

A filha do Senhor Otaniel, Ocicleide Andrade Santos, é a prova viva de que a fé que leva fiéis de várias partes do país para São Cristóvão durante a Festa de Passos só aumentou nos anos em que a romaria não ocorreu presencialmente, em função da pandemia. 

 

Otaniel Santos e sua filha, Ocicleide Santos

 

Nesta sábado (05), durante a Procissão da Penitência,  uma multidão de romeiros realizou um percurso da Igreja do Carmo à Igreja da Matriz. Segurando velas, as pessoas faziam  preces e pagavam promessas, seguindo a imagem de Senhor dos Passos e relembrando os sete passos de Cristo até a morte: A agonia no Monte das Oliveira, Prisão de Jesus, Flagelação de Cristo, Coroação de Espinhos, Apresentação de Jesus ao povo por Pilatos, carregamento da cruz por Jesus e sagrada morte de Cristo. 

 

Nos rostos dos romeiros, a expressão de sentimentos diversos: lágrimas, sorrisos, contemplação. As mãos das pessoas se erguiam  para agradecer e também para pedir a realização de sonhos, como o da senhora Valdomira de Jesus, moradora de São Cristóvão. “Senti muita falta nesses dois anos que a festa não ocorreu por conta da pandemia. Hoje estou aqui com meu filho e muito alegre. Já alcancei muitas graças e esse ano vim com o objetivo de sair do aluguel e conseguir uma casinha para morar”, contou.

 

Valdomira de Jesus, Moradora de São Cristóvão



Antes da procissão, a tradicional missa campal ocorreu ao lado da Igreja do Carmo, a celebração reuniu os fiéis, o prefeito Marcos Santana e autoridades políticas do estado, como o deputado estadual Paulo Júnior. Durante a celebração,  louvores e orações foram entoados ao senhor dos Passos. 



 

 

 

Pela fé, Festa de Passos  atrai turistas de vários lugares 



Entre as pessoas que participaram da missa, turistas de vários lugares de Sergipe, como Maria de Fátima Soares e Estéfani Santos, que vieram juntas de Estância para acompanhar a romaria: "venho todos os anos para a festa. Já paguei muitas promessas e também já recebi muitas bênçãos. Tive um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, graças a Deus, melhorei", relatou Maria de Fátima. 

 

Maria de Fátima Soares, romeira de Estância-SE

 

 

“Eu venho para a romaria todos os anos. Dessa vez,  vim com o objetivo de conseguir um emprego”, destacou Estéfani Santos.  

 

Estéfane Santos, romeira de Estância-SE

 

 

A senhora Rivanda Ferreira Félix, de Aracaju, que há muitos anos participa da festa destacou o tamanho da  multidão que realizou a procissão:  “eu gosto muito da festa e acho que está linda e com ainda mais gente que  nos anos antes da pandemia”, falou.

 

Rivanda Félix, romeira de Aracaju-SE



A festa de Senhor dos Passos  é organizada pela Arquidiocese de Aracaju, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, como pontua a moradora de São Cristóvão e membro da comissão organizadora da romaria, Ana Carolina Santos. “É uma procissão de penitência com fiéis de muitos lugares do Brasil. Todos os anos milhares de romeiros vêm. A estrutura é viabilizada com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão e é fundamental para a realização da nossa festa”, comentou.

 

Ana Carolina Santos, membro da comissão organizadora da Romaria


 

 

 

 

Oportunidade para comerciantes de todo o Brasil 



Com a presença do povo de São Cristóvão e de vários turistas, a Festa de Passos permite a comerciantes de diversos segmentos aumentarem seus ganhos. Essa oportunidade atrai pessoas como Aurilane Moura, que veio de  Canindé, no Ceará, para comercializar durante a romaria. “É a minha primeira vez aqui na cidade. Conheci a Festa de Passos através de uns amigos que já tinham vindo em anos anteriores. Comecei a vender na sexta-feira. Hoje, graças a Deus as vendas estão indo bem”, pontuou. 

 

Aurilane Moura, comerciante de Canindé-CE



Para o comércio e turismo da cidade, a Romaria de Nosso Senhor dos Passos  é muito importante. Além de elevar as receitas do município, que serão revertidas em benefícios para a população sancristovense, a festa viabiliza uma aumento de renda para comerciantes da cidade, como Jéssica Lidiane: “A estrutura que foi disponibilizada ajuda bastante a fazer o nosso trabalho. Começamos a comercializar na sexta-feira e, até agora, as vendas estão sendo muito boas. Pelo que percebi, tem muitos turistas”, relatou. 

 

Jéssica Lidiane, comerciante

 

 



Fotos: Dani Santos e Jhonny Oliveira.