Festa de Santos Reis será celebrada em São Cristóvão na próxima quinta-feira (06)

05/01/2022 - 14:51 Atualizado há 4 horas

O município de São Cristóvão terá uma programação cultural especial na noite da próxima quinta-feira (6), para celebrar a tradicional Festa de Santos Reis. O evento que contará com missa e apresentações culturais terá início às 19h e é promovido pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur).

As atividades acontecerão na Igreja Nossa Senhora da Vitória (Igreja Matriz), iniciando com uma missa às 19h, e em seguida acontecerão as apresentações dos grupos folclóricos Chegança da AMI e do Reisado da Paz. Segundo a diretora de cultura e arte da Fumctur, Elma Santos, a Festa de Reis já integra o calendário de eventos do município para este ano.

“Tradicionalmente nesse período aconteciam apresentações dos grupos folclóricos da cidade, e ao longo dos anos isso foi deixando de acontecer. Nós estamos buscando fazer essa retomada da Festa de Reis, com a participação desses grupos folclóricos na celebração. Teremos a Chegança da AMI que foi um grupo selecionado através do edital da Lei Aldir Blanc e finalizando o evento e o ciclo natalino teremos a apresentação do Reisado da Paz na área externa da Igreja da Matriz”, explicou a diretora.

A festa

A Folia de Reis possui origem católica e lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela. A antiga tradição também encerra as comemorações natalinas, onde, nesta data, são desarmados os presépios e, por conseguinte são retirados todos os enfeites de Natal.

19h - Missa Católica

20h – Entrada da Chegança da AMI (Lei Aldir Blanc)

20h30 - Reisado da Paz