FASC começa nesta quinta-feira com shows de artistas sergipanos, cortejo Afro e intensa programação cultural

30/11/2022 - 16:54 Atualizado há 1 dia



O mês de dezembro chega com a realização de um dos maiores eventos culturais gratuitos do Norte e Nordeste, o cinquentenário Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que este ano completa a sua 37ª edição. O evento começa no dia 01 e prossegue até o dia 04, com a presença de 134 atrações, desde artistas locais a internacionais, que representarão diversos segmentos artísticos nos quatro palcos espalhados pelo Centro Histórico, além de cortejos pelas ruas e da vasta programação nos salões de literatura, artes visuais e oficinas.

 

Em um espaço sustentável e acessível, com equipes de saúde e segurança reforçadas, o público vai encontrar ao longo do evento grandes nomes da cultura local, a exemplo de uma das atrações mais esperadas da quinta-feira (01), a dupla sergipana Chiko Queiroga e Antônio Rogério, que já representaram o estado em diversos lugares pelo mundo e neste dia dividirão o Palco Gal Costa com o grupo Afoxé di Preto, Samba das Pretas, além de espetáculos de dança e teatro.

 

Samba das Pretas

 

Afoxé di Preto

 

Ainda no primeiro dia de FASC a diversidade estará presente em outros espaços, como o Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo, que receberá dentre outros, o trabalho do cantor Alex Sant’anna; o palco Largo do Rosário, na Praça do Rosário dos Homens Pretos, com a presença de Nine Senses e Flow Gonzaga; o espaço Cinetrianon, que apresentará o documentário “Ato de Resistência - 50 anos do FASC”; além de outras tantas atividades, como as rodas de conversa, oficinas e exposições nos salões de arte Vesta Viana, Horácio Hora, Manoel Ferreira e espaço ODS.  

 

Nine Sense

 

Realizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), o evento foi retomado no ano de 2017 e desde então tem movimentado a economia da cidade em virtude das vendas no comércio local, que contará com 213 vendedores, incluindo barracas fixas e ambulantes remotos. A estimativa é de que mais de 30 mil pessoas venham prestigiar estes 50 anos de “História, Cultura e Resistência”.

 

 

 

 

Realização e apoio

 

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar, RR Conect e UNIR.

 

Confira a programação desta quinta-feira (01)

 

Palco Gal Costa, na Praça São Francisco

17h - Afoxé Di Preto

18h45 - Performance  "O tronco oculto", Cia Teatral Voz da Vida

19h - Espaço Formas - "Poemas do Sertão"

21h - Samba das Pretas

22h - Chiko Queiroga e Antônio Rogério

 

Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo

17h - Marcela Rubya

18h30 - Os Tabaréus

20h - Pedro Luan

21h30 - Alex Sant’anna

 

Palco Largo do Rosário, na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

18h - DJ Augusto

19h - Nine Senses

20h - NGDK

21h - Flow Gonzaga

 

Cine Trianon, na Rua Cel. Erundino Prado

14h - Festivalzinho CURTA-SE 22 (com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis) apresenta: “Meu nome é Maalum", "O Monstro do Pântano do Sul", e "Fiapo de Infinito".

15h30 - Sessão Sergipe com “Farinhada” - Manoela Veloso e “Clandestino” - Baruch Blumberg e “Ato de Resistência - 50 anos do FASC”

 

Salão de Artes Vesta Viana, na Praça da Matriz

14h - Roda de Conversa - Olhares na fotografia - Letícia França/Negalê, Davi Cavalcante, Pritty Reis e Moema Costa - Mediação: Gladston Barroso

17h - Roda de conversa - Arte e vida de Vesta Viana - Verônica Maria e Vera Lúcia dos Santos - Mediação: Elvacir Luiz

Exposição permanente: Layla Bomfim, Deborah Arruda, Sara Miranda, Amanda Sztybe, Laize Rosendo, Sônia Elizabeth, Kely Regina, Matheus Almeida, Giancarlo, Amanda Pinto, Davi de Souza, Ana Carla, Ebert dos Santos e David Ribeiro

 

Salão de Artes Horácio Hora, na Rua Pereira Lobo

14h - Roda de Conversa sobre Artes Visuais e Sergipanidades com Dênio Santos Azevedo, Germana Gonçalves de Araújo - Mediação: Neila Dourado

16h - Intervenções urbanas em Sergipe com Juno, Buga e Livreamar - Mediação: Fernando Marinho

Exposição permanente: Lucas Lemos, Elias Santos, Antônio Cruz e Mundo Negro/Larissa Vieira

 

Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco

15h - Roda de leitura poesia pura - Academia Sancristovense de Letras

16h - Roda de conversa sobre o Centenário de Manoel Ferreira “Vida e obra do poeta sancristovense” - com Maria Batista e Galdênia Ferreira - Mediação: Adailton Andrade

17h - Roda de conversa - Escritoras sergipanas

 

Espaço ODS, na EMEF Gina Franco - 10h às 15h

Distribuição de Livros, através do Projeto “Livro Liberdade para Alma”

Ponto de Coleta Seletiva (Consórcio de Resíduos Sólidos Centro Sul do Estado e Grande Aracaju)

Práticas de Educação Ambiental; Plantio de árvores de mata atlântica, às margens do Rio Paramopama (S.O.S. Mata Atlântica, DESO e Secretaria Municipal do Meio Ambiente)

"Sala de Leitura (Colégio Santa Quiara)"

 Atividades de enfrentamento ao trabalho infantil (Semas)

Oficina de Resgate de Mamíferos Marinhos (Instituto Mamíferos Aquáticos)

15h - Cortejo Afro com Lavagem das escadarias e feira do empreendedor negro

 

Fotos: Heitor Xavier e dilvulgação dos artistas