FASC 50 anos: Cortejos populares movimentarão a Cidade Mãe nos quatro dias de evento

25/11/2022 - 16:19 Atualizado há 7 horas



Envolvendo a população e visitantes com música e dança nas ruas do Centro Histórico, os Cortejos irão marcar presença na 37ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC). Durante os dias 01 a 04 de dezembro, o público poderá se envolver com os mais diversos grupos populares, que integram a programação com 134 atrações das mais variadas vertentes artísticas.

 

Dentre as novidades deste ano, o primeiro dia de Festival será marcado por uma atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e que será marcado por cortejo afro com a participação do grupo Afoxé Di Preto e lavagem da escadaria da Igreja do Rosário dos Homens Pretos. A concentração será na Praça da Matriz e seguirá pelas ruas do Centro Histórico em direção a Igreja dos Homens Pretos.

 

De acordo com a diretora de arte e cultura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), Elma Santos, a ação busca fazer com que as pessoas reflitam sobre a história da negritude. “Assim como no cortejo do ano passado, nós convocamos terreiros e representantes da questão negra de todo o Estado de Sergipe para participar dessa celebração e principalmente agora para o FASC”, explicou.

 

Elma Santos, diretora de arte e cultura de Fumctur

 

Outra coisa nova é que pela primeira vez o Festival de Artes de São Cristóvão terá um cortejo de forró com importantes nomes do ramo no estado sergipano. Sendo uma parceria com a Associação de Forrozeiros de Sergipe (ASFOR-SE), o encontro acontecerá no terceiro dia do evento.

 

Novo trajeto

 

Para a edição de 50 anos do evento, um novo trajeto foi definido para a passagem dos cortejos dos dias 02 a 04. Eles se concentrarão na Praça João Ferreira dos Reis, localizada na Rua Cel. Erundino Prado, parando primeiro na Rua Eng. Boto de Barros, depois na Rua Amintas Jorge, e finalizando na Rua João Bebe-Água.

 

Realização

 

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar e RR Conect.

 

Confira a programação completa dos cortejos no FASC

 

Dia 01/12 - Quinta-feira, saída na Praça da Matriz

15h - Cortejo Afro

 

Dia 02/12 - Sexta-feira, saída na Praça João Ferreira dos Reis

16h - Chegança da AMI

16h30 - Maracatu Raízes do Quilombo de Brejo Grande

17h - Tonico de Ogum e Cortejo Beleza Negra

 

Dia 03/12 - Sábado, saída na Praça João Ferreira dos Reis

16h - Caceteiras de Mestre Rindu

16h30 - Cortejo dos Mestres do Forró de Sergipe

17h - Burundanga Percussivo

 

Dia 04/12 - Domingo, saída na Praça João Ferreira dos Reis

16h - Pífano de Pífe

16h30 - Descidão Quilombola

17h - Batalá



Fotos: Inácio Prado e Heitor Xavier