Farmácia Viva em São Cristóvão: local de cultivo das plantas medicinais já foi definido

19/02/2021 - 17:21 Atualizado há 8 horas

Já está definido o terreno para o cultivo das plantas medicinais que fazem parte do Projeto Farmácia Viva, que prevê garantir à população de São Cristóvão o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos através do Sistema único de Saúde (SUS). O cultivo será realizado no Povoado Aningas, área rural do município, no terreno da Escola Municipal de Educação Fundamental José Viana Neto, que está atualmente desativada.

Segundo Emerson Nóbrega, engenheiro agrônomo da secretaria de saúde de São Cristóvão, o local foi escolhido a partir de critérios técnicos para a melhor implementação do projeto. “Escolhemos o local a partir de alguns critérios, o primeiro deles, e mais importante foi o critério água. O povoado Aningas já possui poço artesiano em funcionamento, o que ajuda muito o processo. O outro critério foi em relação ao tipo de solo, pois lá o solo possui melhores características de produção e isso faz com que usemos menos insumos e economizemos um pouco mais. Outro critério foi a logística, pois o local fica próximo à BR 101, assim existe mais facilidade de transporte das pessoas que vão trabalhar lá”, explica ele.

Após implementação do projeto, todas as Unidades de Saúde do município serão pontos de distribuição de fitoterápicos, ou seja, produtos obtidos de plantas medicinais ou de seus derivados.  Inicialmente estão previstos o plantio de boldo, que auxilia no alívio dos sintomas dispépticos (distúrbios da digestão); capim-santo, indicado para cólicas intestinais e uterinas, quadros leves de ansiedade e insônia como calmante suave; sambacaitá que tem ação cicatrizante, antibacteriana e antifúngica; e hortelã que possui ação expectorante.

O Projeto Farmácia Viva foi contemplado em São Cristóvão em dezembro de 2020 através de um edital do ministério da Saúde e está atualmente em fase de realização dos orçamentos dos equipamentos que serão utilizados.  A previsão é que a preparação do terreno aconteça em abril e o cultivo inicie no mês de maio.