Farmácia Viva de São Cristóvão: projeto inicia fase de colheita e análise de amostras das plantas medicinais

19/10/2022 - 18:35 Atualizado há 2 horas



 

O Projeto Farmácia Viva de São Cristóvão está iniciando a fase de colheita e análise das amostras das plantas medicinais que já foram cultivadas no povoado Aningas, zona Rural de São Cristóvão. No total, foram plantadas mudas de boldo, capim-santo e babosa, em uma área cultivada de aproximadamente 300 metros quadrados.

 

 

 

 

 

Segundo Emerson Nóbrega, Engenheiro Agrônomo da Farmácia Viva de São Cristóvão, apenas amostras do capim-santo foram colhidas nesta etapa do projeto para serem submetidas à análise em laboratório pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

 

 

Emerson Nóbrega, Engenheiro Agrônomo da Farmácia Viva de São Cristóvão

 

 

“Colhemos apenas o capim santo, mas ainda temos o boldo e a babosa, que precisam de um tempo maior para crescer. Vamos encaminhar o material para a UFS, ao departamento de Farmacologia, onde ele será colocado em estufas e será secado para uma umidade ideal”, afirmou o Engenheiro Agrônomo.

 

 

 

 

 

 

Julianna Salgado, Farmacêutica responsável pela Farmácia Viva, ressalta que além da colheita, a equipe do Projeto está realizando ações de capacitação, ministrando oficinas de manejo de mudas de plantas medicinais e apresentando o projeto aos profissionais de saúde das UBS e também à população.

 

 

 

Julianna Salgado, Farmacêutica responsável pela Farmácia Viva

 

 

 

“Já foram adquiridos alguns equipamentos e materiais do projeto, no entanto, estamos em outro processo de compra para estruturar as demais etapas que contempla o beneficiamento, o controle de qualidade e a manipulação dos medicamentos da Farmácia Viva, com previsão para o ano de 2023 dispensarmos as ervas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou ela.

 

 

 

 

 

O Projeto Farmácia Viva foi contemplado em São Cristóvão pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2020 e os remédios fitoterápicos que serão produzidos pelo projeto serão distribuídos de forma gratuita nas UBS do município, por meio de géis, sachês, xaropes e tinturas.

 

 

Fotos: Inácio Prado