Farmácia Viva de São Cristóvão cadastra pessoas que detém conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais

17/06/2022 - 16:21 Atualizado há 1 dia



O Projeto Farmácia Viva de São Cristóvão iniciou um levantamento biográfico de pessoas que detém conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais, aqueles conhecidos como raizeiros ou mateiros. A iniciativa visa registrar a história e manter viva a memória e conhecimentos dessas pessoas, que são referências importantes com relação ao saberes populares sobre plantas medicinais no município.

 

 

Após o levantamento, feito pela equipe da Farmácia Viva do município, será realizado um cadastro dessas pessoas no site Fitoterapia Brasil, que disponibiliza um campo chamado “Pessoas & Saberes”, onde é possível encontrar a biografia, foto e história dessas pessoas ao redor de todo o país através do link: https://fitoterapiabrasil.com.br/conhecimentos-tradicionais

 

 

 

 

 

Dona Fátima – rezadeira e artesã

 

A primeira pessoa a ser cadastrada será Maria de Fátima Sousa, 70 anos, Filha e neta de rezadeiras da Bahia, e também neta e bisneta de Pankararu, tribo indígena localizada em Petrolândia, no sertão pernambucano, próximo ao rio São Francisco.  “Sou natural da Serra de Itacaratu, Petrolândia Pernambuco, onde tem minha nação indígena, Pankararu. Na minha infância era comum pegar raminhos e acender cachimbos das rezadeiras para elas rezarem. Aquilo me atraiu e tomei gosto pelas plantas, pelo ofício de rezar”, disse ela.

 

 

Maria de Fátima Sousa, rezadeira e artesã

 

 

Dona Fátima é uma das referências em plantas medicinais em São Cristóvão, além de ser também artesã local. Ela recebeu recentemente um diploma de “Saberes Populares” da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e atualmente dá cursos, oficinas e também participa ativamente de seminários e congressos.

 

 

“Conheci há 27 anos o Movimento Popular de Saúde (Mops) e com o tempo fui adquirindo mais conhecimento dentro das Universidades, fazendo cursos de fitoterapia, buscando o saber científico para também poder repassar com eficácia para meu povo. Hoje continuo no movimento e sou rezadeira de segunda a sexta”, diz ela.

 

 

“Hoje em dia tenho um espaço dentro da cidade de São Cristóvão, onde moro, que é a Casa Amarela. Lá também tenho meu espaço de reza e de meu artesanato, pois faço meus tererês e meus brincos de penas para não perder o meu conhecimento”, complementa. A Casa Amarela é como é chamado o Centro de Artesanato e a Sala dos Saberes e Fazeres, localizada na Praça São Francisco, no Centro Histórico de São Cristóvão. Dona Fátima pode ser encontrada lá às quartas e domingos, das 9h às 17h.

 

 

Farmácia Viva em São Cristóvão

 

 

Plantio da Farmácia Viva no povoado Aningas, Zona Rural de São Cristóvão

 

Para Julianna Salgado, Coordenadora da Assistência Farmacêutica da SMS São Cristóvão, esse intercâmbio com os saberes populares é de extrema importância. “A promoção e o reconhecimento das práticas populares no uso de plantas medicinais agrega interações de saberes, ajuda construir conhecimentos no preparo de formulações caseiras e no cultivo domiciliar, fortalecendo o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos”, afirma ela.

 

 

Equipe Farmácia Viva em curso de capacitação 

 

 

O Projeto Farmácia Viva da secretaria de Saúde de São Cristóvão busca garantir à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos. Atualmente o Projeto em fase de  plantio e cultivo das plantas no povoado Aningas, Zona Rural de São Cristóvão.

 

 

Aningas, Zona Rural de São Cristóvão