Exposição Senhor dos Passos em todos os passos aporta na Casa do Folclore

26/02/2021 - 13:57 Atualizado há 2 dias



“É um garimpo raro de uma festa religiosa que se perde na bruma das centenas de anos”. Assim, o jornalista Cleomar Brandy definiu o registro fotográfico de Márcio Garcez, que está com a exposição “Senhor dos Passos em todos os passos”, na Casa do Folclore de São Cristóvão, até o dia 03 de abril. Ao todo são 30 imagens captadas no decorrer dos anos em que o fotógrafo acompanhou a manifestação religiosa.

 

A Fundação de Cultura e Arte João Bebe-Água (Fundact) pensou em trazer a exposição para diminuir o sentimento de perda dos fiéis, por conta da não realização da festa este ano devido à pandemia do novo coronavírus. Desta forma, a cidade de São Cristóvão apresenta às pessoas um panorama da dimensão da Romaria de Senhor dos Passos, evento que reúne milhares de fiéis tanto de Sergipe quanto de estados vizinhos.

 

De acordo com Paola Santana presidente da Fundact, a ideia da exposição foi não passar em branco a Romaria. “Em tempos normais, nesta época, a cidade estaria começando a receber romeiros de diversas cidades e estados. Teríamos cantos gregorianos, flâmulas roxas eram instaladas nos casarios. Assim, essa exposição é para lembrar um pouco esse momento de devoção”, pontua.

 

 

O tema do Senhor dos Passos é recorrente no trabalho de Márcio Garcez. Ele documenta a festa da divindade há vários anos, e suas fotografias já percorreram diversas cidades e até outros países, como a Áustria. “Meus avós moravam em São Cristóvão, então é uma festa que acompanho desde a infância, e que já venho documentando há muitos anos”, relata Garcez.

 

Para o fotógrafo, a exposição procura retratar todos os aspectos da festa: os fiéis, os santos, os ex-votos, etc. Márcio diz que “a fotografia vem como memória, trazer para as pessoas um pouco da história da festa e das emoções. Cada um dos fiéis tem uma história de vida e de crença diferente com o santo. De certa forma, é trazer um pouco da memória para as pessoas dessa expressão tão forte de fé que se tem em São Cristóvão. Eu fico muito feliz das minhas imagens estarem participando dessa lembrança”.

 

 

Na exposição, além das fotografias impressas em estandartes e almofadas que ocupam o lugar das molduras, os visitantes ainda encontram ex-votos e uma imagem de Senhor dos Passos. Os estandartes, que compõem a exposição, são símbolos da cultura sancristovense durante a Romaria do Senhor dos Passos, e foram confeccionados pela artista Neide Quitéria.

 


Observação: A exposição segue os protocolos de saúde, desta forma cada fluxo de visitante conta com até seis pessoas por vez. A Casa do Folclore de São Cristóvão está localizada nas imediações da Praça São Francisco, Centro Histórico.

 


Serviço:

Exposição Senhor dos Passos em todos os passos
Fotógrafo: Márcio Garcez
Local: Casa do Folclore – Praça São Francisco – São Cristóvão/SE
Data: de 26 a 3 de abril de 2021
Horário: 8h às 14h.