Estudantes da Rede Municipal passam por triagem oftalmológica

24/08/2021 - 13:40 Atualizado há 1 semana

“Teremos 140 alunos sendo testados para sondarmos se têm ou não algum problema de visão. Estamos dividindo essas avaliações em grupos, por conta da pandemia, para evitarmos contágio pelo novo coronavírus. O próximo passo será encaminharmos as crianças, com problemas de visão, através da parceria coma empresa Essilor, para oftalmologistas em Aracaju, e dependendo do caso essas crianças já sairão dos consultórios com seus óculos”, informou a diretora da Escola Municipal Terezita Paiva, no povoado Pedreiras, Darcilene Virgem dos Santos Souza.

A parceria Prefeitura de São Cristóvão e a multinacional francesa Essilor pretende ofertar óculos para mais de 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino. Para tanto, os profissionais da educação passaram por curso na área oftalmológica, para identificarem, em sala de aula, possíveis casos de crianças (matriculadas do 1° ao 5° ano) com problemas na visão.

Dividida em quatro etapas (treinamento dos diretores e coordenadores, triagem dos alunos, consulta com oftalmologistas e entrega dos óculos), a ação desta terça-feira, 24, está na segunda parte, classificada como uma etapa primordial, pois a partir de agora, os estudantes, que apresentarem dificuldades na visão, serão identificados de acordo com uma avaliação prévia.

“Acho essa ação importantíssima, pois proporcionará aos alunos as correções de seus problemas de visão com o uso de óculos. A parceria Prefeitura- Essilor vem para ajudar àquelas famílias que não têm condições de comprar óculos para seus filhos, e essas correções na visão das crianças, certamente, irão refletir no aprendizado em sala de aula”, frisou Vânia Fortes, professora que participa como uma das avaliadoras no processo de triagem.

Instituto Ver & Viver

Atuando em mais de 80 países, a Essilor possui um “braço social” chamado Instituto Ver & Viver (IVV), que atua com foco no social, através de ações deste porte. Segundo dados divulgados pelo gerente de território, Antônio Neto, em 2019, por exemplo, o Instituto Ver & Viver contribuiu para que mais de 78 mil pessoas voltassem a enxergar melhor. A parceria Prefeitura- Essilor aconteceu através da Secretaria de Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplog), tendo o secretário da pasta, Josenito Oliveira como intermediador.

“Tínhamos recursos disponibilizados para executarmos ações sociais nos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, e por conta da confiança no trabalho da gestão e do secretário Josenito, nós investimos todo o recurso deste ano de 2021 aqui em São Cristóvão. Neste primeiro momento são 500 armações e lentes oftálmicas, e estamos tentando outra submissão de mais um quantitativo de armações e lentes de grau para que a ação atenda as necessidades de saúde visual de mais crianças desta cidade”, explicou o gerente de território, Antônio Neto.

Darcilene Virgem dos Santos Souza

Fotos: Jaime Neto.