Estratégia de vacinação em drive thru realizada no sábado (20) deverá se repetir em São Cristóvão

22/03/2021 - 14:10 Atualizado há 2 dias

São Cristóvão realizou no último sábado (20) a vacinação via sistema drive thru para idosos com 75 anos ou mais em uma estratégia que será adotada daqui para frente com o intuito de  acelerar a imunização deste público no município. Esta foi a primeira vez que a secretaria de saúde realizou a ação, que aconteceu no bairro Rosa Elze em uma estrutura montada tanto para aqueles que chegassem de carro, como aqueles que procurassem a vacinação a pé.

Segundo Beatriz Costa, coordenadora da vigilância epidemiológica de São Cristóvão, a estratégia do drive thru de vacinação foi bastante válida. “Pelo quantitativo no tempo que foi determinado, 3h horas de drive thru, nós atingimos um público maior do que atingiríamos na nossa rotina e é uma estratégia que se soma a que a gente já vem operacionalizando que é a vacinação nos domicílios. Então conseguimos dar uma vazão maior e mais rapidamente a essas doses atingindo uma maior parte de idosos nesse tempo”, afirmou.

Foram vacinados um total de 93 idosos em 3 horas de ação. Todos tiveram de apresentar documentação de identidade, cartão SUS (ou CPF) e comprovante de residência para comprovar que eram moradores de São Cristóvão. “Estou me sentindo bem pois estou imunizada. Tem muita gente com medo de tomar, mas o medo não é morrer, é o sofrimento da doença. Tem de tomar a vacina”, afirmou dona Valdice Cardoso, 77 anos, moradora do Rosa Elze.

Valdice Cardoso, 77 anos, moradora do Rosa Elze

A secretaria de saúde irá divulgar a data dos próximos drives thrus no município, mas de antemão confirma a próxima ação para o dia 10 de abril, no mesmo local (praça do Rosa elze) para aplicação da segunda dose dos idosos que foram vacinados no último sábado.

São Cristóvão recebeu até agora um total de 3352 da primeira dose, da quais 2604 já foram aplicadas, e 1512 da segunda dose, das quais já foram aplicadas 702 doses. O município já alcançou a Etapa 2 de imunização, e está atualmente vacinando os idosos da faixa etária de 75 anos ou mais.

Fotos: Heitor Xavier