Escolas públicas de São Cristóvão se preparam para estarem seguras na volta às aulas

31/03/2021 - 15:29 Atualizado há 1 dia

As escolas da rede municipal de ensino de São Cristóvão estão em processo de preparação para garantir segurança aos alunos no retorno às aulas, previsto para o dia 06 de abril, seguindo o que foi determinado pela portaria Nº 184/2021, publicada no Diário Oficial do Município. Além da preparação dos professores para a etiqueta sanitária e o ensino híbrido, as escolas estão sendo sinalizadas para orientar e facilitar o cumprimento das regras por alunos, professores e demais servidores.

São adesivos de chão, de carteiras e orientações nas paredes quanto a necessidade de uso de máscaras, distanciamento, número máximo de pessoas por ambiente e aferição de temperatura. Nas salas de aula estão sendo fixados adesivos nas mesas que não podem ser utilizadas para que os estudantes fiquem distanciados um dos outros. No chão estão marcados os lugares onde cada um deve permanecer até que chegue a sua hora de entrar nas salas de aula. Além disso, todas as escolas receberam totens para a disponibilização de álcool em gel a 70% e termômetros para a aferição da temperatura de todas as pessoas que adentrarem o ambiente escolar.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Francisco dos Santos, localizada no bairro Luiz Alves, por exemplo, já está com tudo pronto para o retorno. Completamente sinalizada, com equipe capacitada e uma vontade grande de ver os alunos de volta. “Já estamos com tudo sinalizado, banheiros, salas de aulas, refeitório. Também estamos fazendo vídeos com os professores para garantir a padronização. Além disso, temos um esquema para quando retornarem as aulas um grupo de teatro vir às salas para fazer orientação, no primeiro dia de aula, de forma lúdica”, disse a diretora Telvânia Maria da Silva.

Ela informou ainda que, nessa escola, serão distribuídas máscaras para os alunos. “Serão duas para cada um, eles serão orientados a trocarem depois do recreio por outra de cor diferente para sabermos que mudaram as máscaras”, explicou Telvânia. É necessário salientar que os alunos não terão recreio e a merenda escolar será entregue para ser realizada em sala de aula.

Telvânia Maria da Silva, diretora da escola

A escola já foi inspecionada pela Vigilância Sanitária do município que certificou o equipamento como adequado às normas sanitárias. Todas as 24 escolas da rede municipal já realizaram a sinalização de acordo com o protocolo sanitário nº 17 da Secretaria de Saúde.

De acordo com Weverton dos Santos, coordenador do projeto Volta Segura da Secretaria Municipal de Educação, esse trabalho de adequação vem sendo feito desde 2020. “As ações estão norteadas pelo protocolo sanitário de volta as aulas que foi definido pela secretaria municipal de saúde. Os materiais foram adquiridos através de processo licitatório realizado pela Semed, as escolas também receberam recursos para a compra de alguns materiais e insumos através do recurso disponibilizado pelo Governo Federal chamado PDDE Pandemia (Programa Dinheiro Direto na Escola)”, esclareceu ele.

Adesivos foram fixados no chão, carteiras e paredes dos ambientes escolares

As escolas criaram comitês de biossegurança para adequar as normas às realidades locais e acompanhar a aplicação dos protocolos quando as aulas retornarem. Weverton informou ainda que o transporte escolar também foi adequado e os profissionais que trabalham nele foram capacitados para garantir maior segurança na volta às aulas.

As escolas estão recebendo o selo da Vigilância Sanitária