Escolas Municipais de São Cristóvão retomam aulas 100% presenciais

04/11/2021 - 16:48 Atualizado há 1 dia

As escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão retomaram nesta semana as aulas 100% presenciais. Com a medida, ficam suspensas as atividades em sistema híbrido que vinham acontecendo desde julho. O retorno leva em conta o avanço da vacinação contra a Covid-19, e, consequentemente, a redução do número de casos positivos para a doença.

Segundo a secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, ficam preservadas do protocolo sanitário as medidas de biossegurança como aferição de temperatura, utilização de álcool para higienização das mãos e uso de máscaras. Ela destacou ainda que as escolas da Rede já estavam estruturadas para receber a capacidade total dos alunos, com ações como a adaptação do transporte escolar, merenda e aumento do número de professores atuando nas salas de aula.

“Estamos organizando a Rede Municipal não só para a terminalidade do ano letivo de 2021, que se dará em 10 de janeiro, mas também para o início do próximo ano letivo e para o projeto Estude nas Férias. Na maior parte das nossas escolas nós já estamos com mais de 90% da presença dos alunos. Esperamos expandir isso e ter abandono zero na Rede”, explicou a secretária de Educação.

De acordo com Quitéria, o maior desafio da Semed neste momento é encontrar os alunos que ainda não retornaram às escolas. “Temos trabalhado com a busca ativa, batendo de porta em porta, encontrando as crianças que foram inseridas no trabalho infantil durante a pandemia, para trazermos essas crianças de volta para o ambiente escolar”, detalhou.

Vacinação nas escolas

Na última semana a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), adotou a estratégia da imunização dos alunos nas escolas do município. A intenção é ampliar a vacinação dos adolescentes com idades entre 12 a 17 anos (faixa-etária liberada até o momento), garantindo assim um retorno mais seguro às salas de aula.

Além disso, o município garantiu a imunização com as duas doses para todos os profissionais da educação básica de São Cristóvão.