Equipe de saúde bucal realiza ação com crianças do assentamento Emília Maria

28/05/2021 - 13:32 Atualizado há 2 dias



A equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Maria Luiza dos Santos, que atende os povoados da Várzea e Cabrita, realizou esta semana uma atividade junto às crianças do assentamento Emília Maria. A ação, que faz parte da rotina de trabalho da equipe, atuou junto a crianças de 2 a 12 anos em diversas frentes de trabalho. Foram realizadas palestra educacional, distribuição de kit de higiene bucal, escovação supervisionada e exames clínicos.

 

 

 

 

“Ações dessa natureza contribuem para o acesso da população mais vulnerável aos cuidados de saúde em geral e odontológico em especial. Nesse sentido, considerando que as crianças abrangidas nunca tinham ido a um consultório odontológico, essa ação representou o primeiro contado deles com o nosso sistema de saúde para rastreio de problemas bucais como a cárie dental e doença periodontal e, consequentemente, representará a primeira ida deles para tratamentos dos problemas bucais detectados”, explica Mario Luis Mendes, Referência Técnica em Saúde Bucal de São Cristóvão.

 

 

 

 

 

 “A ação representa uma oportunidade ímpar para se fazer a promoção da saúde, com atividades educativas, permitindo assim uma abordagem precoce, o que favorece uma economia em saúde, uma vez que a tendência é termos crianças com menos problemas bucais e futuramente adultos mais saudáveis”, conclui o coordenador.

 

 

 

 

Ao todo, foram atendidas durante 26 crianças pela equipe de saúde bucal, que é formada por dentista auxiliar de saúde bucal, técnica de enfermagem, e agente comunitário de saúde.