Equipe de saúde bucal leva serviços odontológicos a povoados de São Cristóvão

10/03/2021 - 18:03 Atualizado há 20 horas



 

A Equipe de Saúde Bucal de São Cristóvão realizou nos últimos dias ações de saúde em comunidades da Zona Rural de São Cristóvão com o objetivo de incluir à população socialmente mais vulnerável nas ações de saúde em geral e saúde bucal em especial. As ações foram realizadas no povoado Camboatá, na última quinta-feira (4) e englobaram avaliação clínica, rastreio de doenças bucais, levantamento das necessidades de tratamento em saúde bucal, educação em saúde para prevenção de agravos, a promoção da saúde e o agendamento para tratamento no consultório odontológico da UBS Maria de Lourdes, no povoado Cabrita.

 

 

 

 

 

 

A atividade no povoado Camboatá atendeu 10 famílias e conseguiu alcançar pessoas que nunca tinham recebido uma consulta odontológica antes. “Para mim foi uma experiência ímpar, poder conhecer e me conectar um pouco com a realidade sofrida dessa população carente e com poucos recursos. Poder levar a assistência odontológica, que para alguns foi a primeira vez, é um sentimento de gratidão”, afirmou Maria de Lurdes Gime, Cirurgiã-Dentista da UBS Maria Luiza dos Santos Nascimento (Cabrita).

 

 

 

 

 

 

As atividades continuarão sendo realizadas em diversas localidades da Zona rural de São Cristóvão e fazem parte de rotina das equipes de saúde bucal do município. “Essas atividades surgem como consequência de um processo amplo de qualificação da Atenção Primária à Saúde do Município, qualificação essa que perpassa por uma reorganização do processo de trabalho das equipes de estratégia saúde da Família orientado por ações de territorialização , avaliação das vulnerabilidades e garantia de acesso aos serviços de saúde com o objetivo de cumprir os princípios do SUS, em especial a equidade e universalidade”, explicou Mario Luis Mendes, Referência Técnica em Saúde Bucal da secretaria de Saúde de São Cristóvão.