Equipe de Atenção Primária Prisional de São Cristóvão realiza ação de rastreio para identificar incidência de tuberculose no Copemcan

31/10/2022 - 17:15 Atualizado há 2 dias



 

 

Profissionais da Equipe de Atenção Primária prisional (eAPP) da secretaria de saúde (SMS) de São Cristóvão executaram durante todo mês de outubro um plano de trabalho para Rastreio e testagem dos sintomáticos Respiratórios (SRE) no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), para identificar a incidência de tuberculose entre os Privados de Liberdade (PL).

 

 

O plano foi elaborado pela equipe prisional (EAPP) de maneira articulada com a Coordenação de Programas Estratégicos da SMS, a Divisão de controle e Agravos de Doenças Transmissíveis e nasceu de reuniões com Ministério Público e Secretaria de Justiça do Estado (SEJUC,) em consonância com o plano nacional pelo fim da tuberculose de 2017 a 2035.

 

 

As ações foram iniciadas com o planejamento prévio da eAPP, no mês de Setembro, com  rastreio de todos os sintomáticos respiratórios  e as coletas foram realizadas todas as segundas-feiras em cinco diferentes pavilhões do Copencan, somando até a última quarta (26) um total de 498 exames, sem contar os exames realizados nesta segunda (31) que ainda serão quantificados.

 

 

 

Ãção de Rastreio e testagem dos sintomáticos Respiratórios (SRE) no Copemcan

 

 

 “É necessário e é estratégico que todo ano seja feito o rastreio dos sintomáticos respiratórios no sistema prisional do Brasil, de forma a diminuir a incidência da tuberculose nos presídios, não só com os Privados de Liberdade, mas também, com os familiares”, explica Joelia Gouveia, coordenadora da Divisão de Vigilância e Controle de Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS São Cristóvão.

 

 

Ainda segundo ela, a conclusão deste plano de ação no Copemcan envolveu o engajamento de todos os profissionais envolvidos que fazem parte da equipe prisional. Mário Luis, Coordenador de Promoção da Saúde e Programas Estratégicos da SMS, confirma que a ação foi um sucesso, fruto do planejamento da equipe.

 

 

 

 

 “Ressalto a importância de ações dessa natureza para garantia do direito à saúde dos Privados de Liberdade e identificação precoce, tratamento adequado e redução dos casos de Tuberculose, que representam um dos principais agravos em saúde que acometem a população privada de liberdade”, afirmou Mário Luis.

 

 

Após o rastreio,  a equipe de saúde prisional irá iniciar o tratamento dos detentos, que também serão acompanhados pela equipe psicossocial da Unidade. Vale lembrar que São Cristóvão é o primeiro município do estado de Sergipe a implementar uma equipe de saúde em uma unidade prisional e realizar a territorialização do local com o objetivo de realizar ações como esta de prevenção e promoção à saúde junto aos internos.

 

 

Fotos: Heitor Xavier