Entrega de certificados e live marcam segundo dia da Semana do Meio Ambiente de São Cristóvão

01/06/2021 - 16:20 Atualizado há 1 dia

Na manhã desta terça-feira, 01 de junho, seguindo a programa da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) entregou os certificados aos alunos da Rede Municipal de Ensino, que participaram da Gincana Ambiental – iniciativa que teve como foco motivar os estudantes a apresentarem produtos visuais relacionados à proteção ambiental.

Divididos em três categorias (fotografia digital, vídeo e desenho), 85 alunos enviaram (de forma digital) suas criativas produções. Através da parceria Semap e Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Gincana Ambiental mobilizou alunos de todas as escolas do município, a partir do apoio de professores de geografia e diretores. Representando o prefeito Marcos Santana, no ato da entrega dos certificados, o vice-prefeito Paulo Júnior enfatizou a importância da parceira entre secretarias em prol de um objetivo comum: a educação ambiental.

Edmilson Brito

“É preciso ressaltar a dedicação de nossos alunos, que mesmo em meio à pandemia, fizeram questão em participar dessa gincana. Destaco também a parceria Semap e Semed para a realização desta ação com foco na política de preservação ambiental. Cumprindo o pedido do prefeito Marcos Santana, através da Semana do Meio Ambiente estamos efetivando políticas de educação ambiental em nossa cidade”, disse Paulo Júnior.

O secretário da Semap, Edmilson Brito enalteceu a parceria com a Semed e na ocasião do discurso pontuou a necessidade da população sancristovense de preservar o meio ambiente. “Queremos com essa gincana e com esta Semana do Meio Ambiente despertarmos a atenção da nossa sociedade para as questões ambientais. Temos que ressignificar o processo de educação ambiental, através de ações que mudem a realidade das pessoas, e que discutam questões ligadas à sustentabilidade. Para tanto, a participação dos alunos da rede municipal neste processo se faz fundamental”.

Paulo Júnior recepcionando a equipe da educação

Quitéria de Barros

Para a secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, a parceria Semap e Semed deverá acontecer com mais frequência. “A partir do grande número de inscritos percebemos o compromisso dos nossos alunos em participar da gincana. Essa parceria com a Semap também será estendida à construção de hortas em nossas escolas. Todas as ações de educação ambiental são fundamentais para a formação de cidadãos mais conscientes”, enfatizou.

Para Maria Aliete Lima, a Gincana Ambiental trouxe também a responsabilidade em aprender mais sobre o manguezal de São Cristóvão. “Participamos com um vídeo feito na região do atracadouro, onde mostramos a fragilidade do manguezal e o quanto precisamos preservar ele para garantir assim que as marisqueiras e os pescadores tenham seus empregos”, disse.

Maria Aliete Lima

Para Jonas Ezequiel Santos, o trabalho com as marisqueiras e a ida ao manguem contribuiu também não apenas para a criação de um produto destinado à gincana, mas serviu de base de conhecimento para a vida. “Nós tínhamos um pouco de noção sobre a importância do mangue e o quanto esse ecossistema é importante para quem vive do mangue. O vídeo que fizemos nos deu noção de importância que o manguezal tem tanto para a vida dos animais quanto para a vida das pessoas”, concluiu o jovem.

Jonas Ezequiel Santos

Live “Preservar é sobreviver”

Além da entrega dos certificados, a equipe técnica da Semp realizou a Live “Preservar é sobreviver”, contando com as presenças do vice-prefeito, Paulo Júnior; do secretário Edmilson Brito e da procuradora da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), Samira Daud.

Paulo Júnior agradeceu a participação da convidada e pontuou a importância de se discutir o tema. “É de extrema necessidade pensarmos e agirmos em prol do meio ambiente de nossa cidade. A Semana do Meio Ambiente tem papel fundamental neste processo de educar, quero parabenizar o secretário Edmilson Brito e todos os técnicos da Semap bem como agradecer a participação da procuradora da Adema, Samira Daud”, pontuou o vice-prefeito.

Live marca segundo dia da Semana do Meio Ambiente de São Cristóvão

Agradecendo o convite, Samira Daud enalteceu a importância de São Cristóvão criar a Semana do Meio Ambiente. “Tratamos de um tema instigante. É preciso saber que a natureza é dotada de direitos, e a partir do momento em que reconhecemos isto, temos o dever, enquanto seres humanos, de proteger a natureza. Somos dependentes uns dos outros e não existiria sobrevivência do ser humano sem os recursos naturais. Quero parabenizar São Cristóvão pela construção de políticas públicas voltadas para o meio ambiente e também por fomentar a educação ambiental dentro do município”, frisou.

O secretário da Semap, Edmilson Brito cumprimentou os integrantes da live e reiterou o papel do município em preservar o meio ambiente. “Agradecemos a participação da procuradora em fazer parte de nossa programação e do nosso vice-prefeito. Este é mais um passo para fortalecermos a educação ambiental em nossa cidade. Vamos continuar conversando e alinhando nossas ações com a Adema, para efetivarmos ainda mais a nossa política de desenvolvimento ambiental”, finalizou o secretário da Semap, Edmilson Brito.

A Semana do Meio Ambiente de São Cristóvão conta com os apoios do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (CONSBAJU), Uninassau, Maratá e da Recigraxe.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente

02/06 (quarta)
8h– Blitz Ambiental (UFS).

04/06 (sexta)
10h - Plantio de árvores nativas – Alto da Divinéia.
Troca de óleo vegetal usado por material de limpeza (a semana toda das 8h às 14h).

Fotos: Dani Santos/Frame da Live “Preservar é sobreviver”.