Ensaio Aberto com Grupo Samba de Coco da Paz é realizado na Praça São Francisco

11/07/2022 - 14:46 Atualizado há 13 horas

A Prefeitura de São Cristóvão tem promovido diversos ensaios abertos como forma de incentivar a cultura local e garantir tardes de lazer nos finais de semana na Cidade Mãe. Neste último sábado (9), o evento aconteceu na Praça São  Francisco, e contou com a apresentação do grupo Samba de Coco da Paz, junto à participação especial da cantora Jaque Barroso.

Para a coordenadora da Casa das Culturas Populares, Maria da Glória, os ensaios abertos possuem o objetivo de fortalecer os grupos tradicionais sancristovenses, sempre com a adição de um artista convidado para trazer um intercâmbio de culturas. “Hoje nós estamos com Jaque Barroso que é um ícone da música sergipana e é uma pesquisadora da nossa cultura, então é preciso dar respaldo aos artistas que bebem dessa fonte para unir a melodia do estilo de Jaque junto ao ritmo do Samba de Coco da Paz”, explicou.

Maria da Glória, coordenadora da Casa das Culturas Populares

Iniciando a atração, a cantora sergipana Jaque Barroso com a participação do DJ Beléu animou a Praça, trazendo em seu repertório um misto da cultura popular com toques eletrônicos. “Está sendo uma felicidade enorme porque eu não conhecia pessoalmente os grupos de São Cristóvão, então foi muito bacana ter essa vivência com eles, mostrar um pouco do meu trabalho e termos essa troca que é o mais importante”, disse.

Jaque Barroso, cantora

Em seguida, foi a vez do grupo Samba de Coco da Paz entrar em cena e fazer o povo dançar e cantar junto. A coordenadora do grupo, Maria Acácia dos Santos, aproveitou o momento para agradecer o convite e ressaltou a vontade de brincar com o público. “A Prefeitura sempre está incentivando os grupos locais para fazer ensaio aberto e nós  aceitamos com muito prazer”, comentou.

Maria Acácia dos Santos, coordenadora do grupo Samba de Coco da Paz

Opinião dos turistas

Cristiane Matos é aracajuana e ficou bem surpresa ao ver o ensaio aberto. “Foi uma grata surpresa. É importante para nós conhecermos mais da nossa cultura que não é tão difundida, então quanto mais espaços e momentos como esse em que podemos ter expressão cultural, melhor. São tardes maravilhosas de cultura e de lazer, de conhecer um pouco mais do que é Sergipe”, falou.

Cristiane Matos, aracajuana

Outra que elogiou a ação foi a aracajuana Samia Scaranto. “Eu estou achando maravilhoso porque São Cristóvão é uma cidade com muito potencial e trazer atrações culturais é perfeito porque movimenta a cidade, abre o território não só de turistas mas também pessoas de Aracaju e do próprio estado. A gente percebe a diferença que vem sendo com a gestão atual”, apontou.

Samia Scaranto, aracajuana

Quem também se surpreendeu foi a pernambucana e estudante de psicologia, Raiza Cabral. “É uma surpresa muito boa, eu acho extremamente relevante esse estímulo à valorização da cultura local”. A jornalista e aracajuana Maria Sol também gostou do ensaio. “Fui surpreendida por essa ação maravilhosa de samba aqui nessa Praça que é tão simbólica e que é um patrimônio nesta cidade que é Mãe de todo o território. Eu só tenho a agradecer e estou muito feliz”, concluiu.

A aracajuana Maria Sol e a pernambucana Raiza Cabral

Fotos: Heitor Xavier