Emprego e Renda: Prefeitura reúne representantes do Banco do Nordeste e empresários locais para discutir acesso às linhas de crédito

03/07/2021 - 16:34 Atualizado há 2 horas

Em continuidade às ações que visam gerar emprego e renda para o município, a Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), reuniu representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e empresários locais para discutir questões como o acesso às linhas de crédito. O encontro foi realizado no Paço Municipal na tarde desta sexta-feira (02).

Na oportunidade, o prefeito Marcos Santana falou sobre a felicidade em ter empresários de vários âmbitos reunidos para discutir questões fundamentais para o desenvolvimento da Cidade Mãe de Sergipe. “O município tem feito seu papel no sentido de orientar e facilitar para que os empresários possam ganhar dinheiro e mais empregos possam ser gerados em nossa cidade, e o papel do BNB será fundamental nesse processo. Tenho uma esperança muito grande, que apesar da pandemia, nós estamos nos avizinhando de um tempo de muito desenvolvimento em São Cristóvão em todas as áreas”, afirmou o prefeito.

Prefeito Marcos Santana

Durante o encontro, os representantes do Banco apresentaram as alternativas de linhas de crédito disponíveis para os empresários com pequenos, médios e grandes negócios. O superintendente regional do BNB, Antônio César de Santana parabenizou a gestão municipal pela iniciativa em promover o encontro.

“O gestor que se preocupa em fomentar o seu município é um gestor diferenciado. O legado que Marcos Santana está deixando para São Cristóvão é extremamente positivo, porque ele está pensando na geração de emprego, renda e no setor produtivo, ou seja, está buscando que seus munícipes tenham independência financeira através dos seus negócios, em empreendedorismo”, destacou o superintendente.

Superintendente regional do BNB, Antônio César de Santana

Atuando no comércio sancristovense há seis anos, o empresário Elder Correia elogiou a gestão municipal, que segundo ele, vem promovendo ações visando auxiliar os empreendedores locais neste momento de pandemia. “Muita gente tem a ideia de que o órgão público precisa dar emprego, mas o que gera emprego não é a contratação pela Prefeitura, e sim, o crescimento do comércio. Quando o poder público percebe isso, ele usa os meios que ele tem para fortalecer o comércio local, que é o que está acontecendo aqui. Hoje a Prefeitura convocou os comerciantes e um banco para dialogar, e assim, indiretamente está gerando emprego”, apontou.

Elder Correia, empresário

Também esteve presente na reunião o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marco Pinheiro.

Comerciantes sancristovenses

Prodesc

Segundo o secretário da Seplog, Josenito Oliveira, o município já está atuando dentro do Programa de Desenvolvimento Econômico de São Cristóvão (Prodesc). “Esse programa permite a redução de impostos atrelado à geração de empregos, então se você aumenta o número de empregados, você terá um maior benefício fiscal. Isso é válido para novos ou empreendimentos já em funcionamento, desde que ampliem seus negócios. Nosso papel é fomentar a geração de emprego e renda, e para isso estamos dando as condições para isso aconteça, ofertando a redução da carga tributária, financiamento com baixo custo e capacitações”, explicou o secretário.

Ele detalhou que o encontro realizado nesta sexta-feira foi mais uma ação do governo municipal que visa aproximar as instituições financeiras dos comerciantes locais. “Nós temos o papel indutor, de fazer essa aproximação. Iremos fazer encontros com outras entidades como o Sebrae e a Federação de Indústrias”.

Fotos: Heitor Xavier