EMEF Dr. Lourival Fontes é entregue após obra de requalificação e climatização

23/02/2021 - 16:00 Atualizado há 15 horas

Em continuidade às ações que buscam requalificar lugares que favoreçam a construção do saber no município, a Prefeitura de São Cristóvão por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou nesta terça-feira (23), a EMEF Dr. Lourival Fontes totalmente requalificada e climatizada. A escola é uma das 20 instituições de ensino da cidade que passou por melhorias na estrutura desde 2017.

Em seu discurso, o prefeito Marcos Santana destacou que São Cristóvão vem passando por uma verdadeira revolução na educação, não somente com a requalificação de prédios, mas, principalmente com o trabalho dos profissionais qualificados que demonstram vontade de levar conhecimento para os alunos. Exemplo disso é a própria EMEF Dr. Lourival Fontes, que apesar de ser uma das menores escolas do município, foi uma das que tiveram maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2019, ficando com média de 5,5.

Prefeito Marcos Santana

“Isso é resultado do trabalho de professores, diretora, servidores e cuidadores que estão trabalhando para que as crianças possam ter um futuro. É também a tarefa que foi me dada para esses oito anos. Queremos garantir a melhor educação para os nossos filhos, os filhos do povo de São Cristóvão, respeitando eles, dando as melhores condições para que esses profissionais da educação estejam estimulados a ensinar e para que os alunos estejam em um local com as condições ideais para receber o conhecimento que eles vem buscar todos os dias”, declarou o prefeito Marcos Santana.

A secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, destacou a qualidade do ensino que é ofertado na instituição e reforçou que a EMEF Dr. Lourival Batista é fundamental para região, visto que desempenha sua função social com eficiência. “Essa é uma escola que dialoga bem com os coletivos escolares, especialmente com os pais. Temos professores engajados que fazem um trabalho belíssimo, em que pese todas as dificuldades estruturais que essa escola tinha. Esperamos que essa requalificação possa ajudar ainda mais a melhorar a qualidade de ensino aqui”, destacou.

Ele relembra que das 30 instituições de ensino da rede municipal de educação, 20 já foram requalificadas pela atual gestão. O objetivo, segundo ela, é dar melhores condições para todas as escolas do município. “Por onde a gente passa a gente dá as condições de acessibilidade, fazemos melhorias de instalações sanitárias, hidráulica, iluminação com led. Promovemos a melhora estruturalmente no ambiente da sala de aula, o conforto do professor para ensinar e do aluno para aprender, sem falar na climatização que é uma determinação do prefeito, para que os ambientes escolares sejam adequados e que o processo de ensino-aprendizagem possa ser construído adequadamente”, detalhou a secretária de educação.

Secretária municipal de educação, Quitéria de Barros

O evento de entrega contou com a participação dos secretários municipais e dos vereadores Marcão Neves e Valdecir Filho.

Comunidade escolar

Para a diretora Rosimeire Francisca dos Santos, com a requalificação e climatização a escola poderá ofertar um ensino ainda mais qualificado para os alunos. “Antes as crianças ficavam muito inquietas por causa do calor e perdiam o foco na aprendizagem. Hoje, com essa requalificação a escola ficou linda e para os alunos ficou mais confortável. Vai facilitar bastante a aprendizagem deles. Se já era bom, agora vai melhorar muito mais”, acredita.

Diretora Rosimeire Francisca dos Santos

Representando os pais de alunos que estudam na instituição, Gilvaneide Santana Cruz contou sobre a emoção de ver a escola após as obras. “Meus três filhos estudaram aqui e hoje eu vejo como ela está linda. Nós nunca vimos a escola tão bonita como está hoje. Agradeço muito, dá orgulho de ver”, afirmou a dona de casa.

Gilvaneide Santana Cruz, dona de casa

Serviços realizados

Na EMEF Lourival Fontes foram R$ 50 mil investidos em serviços como a instalação dos condicionadores de ar em todas as salas e diretoria da unidade, o que dará mais conforto para os alunos e professores, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, a escola também passou por revisão elétrica, hidráulica e cobertura; instalação de iluminação LED; instalação de forro em PVC no refeitório; aquisição de bebedouro industrial; implantação de sistema de combate a incêndio; adequação as normas da vigilância sanitária e pintura interna e externa.