Em parceria com o Senac, prefeitura de São Cristóvão conclui curso de Unhas Artísticas

29/08/2023 - 17:19 Atualizado há 2 dias



 

Por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), a gestão municipal da Cidade Mãe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), segue investindo em novos talentos e fomentando o empreendedorismo através de qualificações profissionais. Nessa segunda-feira (28), encerrou-se uma turma com 12 pessoas certificadas para área de beleza com conhecimento em Unhas Artísticas.

 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho, ressalta a importância da parceria entre o município de São Cristóvão com o Senac, que possibilita meios à população para o crescimento social e econômico. Para a gestão, que vem desde o seu primeiro mandato investindo e incentivando o empreendedorismo local e abertura de novas vagas de emprego, torna-se mais uma vez possível a qualificação profissional dos sancristovenses. 

 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho

 

 

“É essencial essa iniciativa de qualificação profissional aqui na nossa cidade, facilitando a ingressão no mercado de trabalho, que hoje em dia está cada vez mais restrito no ponto de vista da qualificação e certificação profissional. Então, é uma ação significativa para a vida das pessoas, e que elas aproveitem o máximo”, ressalta Neusa. 

 

Albertina Melo, instrutora de educação profissional do Senac, explica que o curso de Unhas Artísticas tinha uma carga horária de 40 horas e que se tratava de esmaltação com aprendizagem em desenhos, strass e unhas postiças. “Encerramentos com 12 alunas, 12 certificações. Elas foram ótimas, foram empenhadas, dedicadas, eu gostei muito. Estão preparadas para o mercado de trabalho”. 

 

 

Albertina Melo, instrutora de educação profissional do Senac

 

 

Oportunidade de empreendimento 

 

Os cursos de qualificação profissional, além de preparar para o mercado de trabalho no ramo da estética e beleza, prepara os alunos para a iniciativa empreendedora, seja ela de forma individual ou em sociedade. 

 

 

 

 

É dessa forma que planeja Edmary dos Santos, de apenas 17 anos. Sua afinidade com a estética e agora com essa certificação, dará possibilidades para empreender e assim garantir sua própria renda. “Eu sempre gostei de embelezar as unhas, fiquei sabendo do curso e tive o interesse em participar, para aprimorar o meu conhecimento. A professora é muito boa, eu gostei bastante, adorei participar do curso. De agora em diante minha mente está super aberta para empreender na área”.

 

 

Edmary dos Santos

 

 

Do mesmo modo planeja Gabrielle Santos, de 18 anos, que compartilha nunca ter tido contato antes com o ramo da beleza, especialmente com unhas, mas que, com o curso, o interesse veio e que irá levar adiante. “Soube dos cursos através de uma tia minha, e este, de unhas artísticas, foi o que mais me chamou atenção. Achei muito bom, conheci novas práticas, aumentou meu interesse e agora estou com boas expectativas de trabalhar na área”. 

 

 

Gabrielle Santos

 

 

Na turma há aquelas que já são familiarizadas na área, mas que se interessam em sempre aprender mais, como é o caso de Maria da Conceição, de 54 anos, que já trabalha com o ramo da beleza há mais de 30 anos. “Quero aprender cada vez mais, já trabalho na área e gostei bastante do curso, de tudo o que aprendi. Hoje tenho meu próprio espaço e com esse curso levarei novidades para o meu público”. 

 

 

Maria da Conceição



Fotos: Dani Santos