Educação: São Cristóvão foi selecionada no Programa Educar Pra Valer

08/10/2021 - 13:28 Atualizado há 17 horas

O município de São Cristóvão fará parte do Educar Pra Valer, programa da Associação Bem Comum, e passará agora a receber assessoria pedagógica com foco no combate ao analfabetismo infantil. O Educar pra Valer oferece boas práticas de gestão pública com apoio técnico, ajudando secretarias de educação e suas escolas no avanço da aprendizagem. Em Sergipe, apenas Aracaju e São Cristóvão foram selecionadas para fazer parte deste projeto.

O Programa Educar Pra Valer surgiu em 2018 com o objetivo de ofertar boas práticas de gestão pública e apoio técnico voltado para as secretarias de educação dos municípios contemplados. Sob coordenação de Veveu Arruda (que foi ex-prefeito de Sobral), o programa traz as experiências de sucesso de Sobral (cidade referência no setor educacional no Brasil) reproduzindo-as nos municípios selecionados. De acordo com o prefeito Marcos Santana, a educação de São Cristóvão vive uma nova realidade através de readequações de escolas, merenda de qualidade, formações para os profissionais de educação, tudo com o intuito de oferecer o melhor ensino aos alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino.

“A expectativa dessa parceria com a Associação Bem Comum é a melhor possível, já que traz a certeza de que vamos melhorar ainda mais o ensino ofertado em nossa cidade para os nossos alunos. Queremos colocar São Cristóvão em outro patamar educacional, superando já as melhorias alcançadas. Eu vejo essa relação com a Associação Bem Comum num momento de muita esperança. Assim, a inclusão de nossa Secretaria de Municipal Educação (Semed) no Programa Educar Pra Valer é mais uma ferramenta que será utilizada na qualificação de nossos professores e gestores, o que nos colocará na vanguarda da educação no estado de Sergipe, onde São Cristóvão passará a ser também protagonista na educação. Como diria Paulo Freire este é o momento de ‘esperançar’, pois estamos querendo e trabalhando para alcançarmos o que estamos querendo de melhor para a nossa cidade”, disse o prefeito Marcos Santana.

Segundo a secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, endossou que o trabalho da Associação Bem Comum vai somar com o trabalho já feito em São Cristóvão. “Vamos melhorar todo o acompanhamento pedagógico que já temos em nossa cidade. A cidade de São Cristóvão foi selecionada porque a gestão municipal mostrou o plano pedagógico para a educação da cidade, o que nos colocou em evidência na hora desta seleção. A pactuação que o prefeito Marcos Santana apresentou durante a avaliação deu mais certeza do compromisso da nossa gestão com a educação de nossas crianças”, frisou Quitéria.

Marcos Santana

Quitéria de Barros

Reunião para divulgar que São Cristóvão foi selecionada para compor o Educar Pra Valer

Fotos: Heitor Xavier/Arquivo Semed.