Educação: São Cristóvão é destaque no Ranking Connected Smart Cities 2020

09/08/2021 - 13:05 Atualizado há 1 dia

No eixo educação, a cidade de São Cristóvão conseguiu alcançar a 12ª posição do Ranking Connected Smart Cities 2020, tornando-se a única cidade do Nordeste nesta categoria. A avaliação compreendeu uma junção de fatores relacionados ao tema, através da junção de dados municipais, estaduais e federais (Instituto Federal de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe).

A edição 2020 do Ranking Connected Smart Cities coletou informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 673 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes. Ao todo foram avaliados 70 indicadores em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia. E foi justamente dentro do setor educação, que São Cristóvão ganhou destaque na lista de cidades brasileiras.

Marcos Santana

“Estamos felizes em constatarmos que o nosso trabalho na educação já está rendendo frutos muito antes do esperado. É claro que nós reconhecemos que esse ranking leva em consideração outras variantes envolvendo também as esferas estadual e federal, porém, no tocante ao ensino fundamental e infantil demos uma grande contribuição para esta avaliação, o que nos levou a condição de única cidade do nordeste e a 12ª cidade de destaque no Brasil no eixo educação, o que vem a ser motivo de orgulho para todos nós de São Cristóvão”, declarou o prefeito Marcos Santana.

São Cristóvão se destacou pelos seguintes indicadores: 70,8 das vagas em universidade pública por 1.000 habitantes acima de 18 anos; 70 computadores por 1.000 alunos em escolas públicas; 100% dos docentes do ensino médio e fundamental formados no ensino superior e IDEB nota 4,5. “Vale ressaltar que estes fatores levaram em consideração não apenas o município, mas também os índices estadual e federal dentro de São Cristóvão. O IDEB municipal foi de 5,0 em 2019, por exemplo, e todos os professores de nosso município têm formação ensino superior. Tudo isso somado nos trouxe até esse excelente resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020”, pontuou a secretária municipal de educação, Quitéria de Barros.

Ainda de acordo com Quitéria, o prêmio Ranking Connected Smart Cities existe desde 2015, sendo que a cidade de São Cristóvão não aparecia na lista de destaques. “O nosso crescimento na educação, sendo este uma prioridade da gestão do prefeito Marcos Santana, já vem dando resultados desde sua implantação em 2017, e a prova disto é que em 2019 nossa cidade já apontava na lista do Ranking Connected Smart Cities na 23ª posição com a nota geral de 4,5537. Agora em 2020 conseguimos saltar para a 12ª posição com a nota 5.555305, o que é algo a ser comemorado por todos nós sancristovenses”, enfatizou Quitéria.

Quitéria de Barros

Fotos: Dani Santos.