Edmilson Brito toma posse como secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de São Cristóvão

15/01/2021 - 18:11 Atualizado há 2 dias



Foi empossado na manhã desta sexta-feira (15), no Paço Municipal, o novo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de São Cristóvão (Semap), Edmilson Brito. Em seu discurso de posse, ele agradeceu o convite do prefeito Marcos Santana para assumir a pasta e reforçou o compromisso que terá com questões como licenciamento ambiental e a agricultura familiar.

 

“O prefeito me pediu para cuidar do meio ambiente, licenciar os empreendimentos atendendo os critérios da legislação, fiscalizar para coibir abusos, aprimorar as políticas já existentes e implementar novas políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, da pesca, da aquicultura e atividades afins, dando o suporte através dos nossos técnicos e buscando as condições necessárias através de projetos e captação de recursos”, informou o secretário.

 

Ele destacou que irá preparar a Secretaria para o licenciamento pleno da competência do município, visto que, hoje, são realizadas apenas as licenças simples, enquanto as demais são feitas ainda através da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema).  Edmilson ainda reforçou que a Secretaria dará apoio aos assentamentos, acampamentos de reforma agrária, ao pequeno agricultor, através de suas associações e sindicatos, com o suporte qualificado dos técnicos da Semap.

 

 

O secretário finalizou seu discurso ressaltando que ainda que as ações da Semap não ocorrerão de maneira isolada. “Elas são partes de um plano de governo, consistente, que já vem dando resultados positivos e que avançará ainda mais. Tudo isso é possível, não por que é a minha pessoa que estará à frente, mas por conta de uma equipe que já está empenhada e da boa condução desta gestão. O trabalho, sei que é muito, o desafio é grande e vou me empenhar para atingir os objetivos propostos”, finalizou o secretário.

 

Escolha e expectativa

 

O prefeito Marcos Santana encerrou a cerimônia de posse com um discurso, onde explicou sobre a escolha do novo secretário da Semap. “Edmilson é um companheiro do Partido dos Trabalhadores que conheço há alguns anos. É alguém que vem efetivamente qualificar o nosso mandato. Nossa expectativa é que à frente da Semap ele possa realizar o melhor trabalho possível, não para ele e não para mim, mas para o povo da nossa cidade, que espera que todos nós continuemos trabalhando e nos superando. Nosso desafio é superar aquilo que realizamos nos últimos quatro anos nessa cidade”, destacou o prefeito.

 

O gestor municipal também apontou os principais desafios que serão enfrentados, agradeceu aos secretários que antecederam Edmilson e trouxe boas notícias para a população no que diz respeito ao Meio Ambiente e Agricultura.

 

“A primeira tarefa que Edmilson vai ter é fazer concurso, porque nós não temos ainda nenhum servidor efetivo lotado nesta Secretaria. Para além do Meio Ambiente, nós precisamos estimular o agricultor familiar, e para isso, estamos adquirindo ainda neste semestre dois tratores agrícolas que vamos disponibilizar para a agricultura familiar. Isso nunca existiu nessa cidade. Queremos estimular os pequenos agricultores, para que eles possam produzir, garantindo emprego e renda. Esse é nosso papel”, apontou Marcos Santana.

 

O prefeito elogiou Edmilson e explicou escolha do nome para o cargo

 

O deputado federal e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sergipe, João Daniel, também esteve presente na cerimônia de posse. Ele ressaltou a importância da escolha de Edmilson Brito para gerir a pasta. “Estamos prestigiando a importância da gestão de Marcos Santana em ter a participação oficial do PT. Edmilson é preparado, foi escolhido pelo partido e vai engrandecer, com toda a certeza, a gestão para o bem do povo de São Cristóvão na área de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. Nosso mandato estará contribuindo para o fortalecimento desse projeto, sob a liderança de Edmilson e de Marcos Santana”, destacou o deputado.

 

Deputado João Daniel

 

Já a representante do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (MOTU), Gielza Correa, falou sobre a expectativa de ações que visem benefícios para a população. Ela destacou que como sociedade civil organizada, e batalhando pela agricultura familiar, o movimento defende soberania alimentar para o povo. “Para isso precisamos de capacitações como já acontecia antes, apoio tecnológico para que nós possamos produzir melhor, sem agrotóxicos. Isso resultará em coisas positivas para todo povo de São Cristóvão, seja na saúde, na educação e em outras áreas. As expectativas são maravilhosas. Esperamos que isso se concretize, porque nos traz esperança de acabar com a fome, mas com soberania alimentar, com comida de qualidade na mesa de todos”, acredita a representante.

 

Presenças

 

Participaram da posse do novo secretário o vice-prefeito e secretário de Governo, Paulo Júnior; presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Diego Prado; os vereadores Marcus Lázaro, Marcos Neves, Rafael do Sucatão e Valdecir Filho.

 

Também estiveram presentes o presidente municipal do PT, Wislane Alves (Naninho);  o Diretor de Comunicação da Arquidiocese de Aracaju, que na ocasião esteve representando Dom João, Padre Marcelo Conceição; secretários municipais, servidores da Semap e representantes das associações das áreas da Agricultura e Pesca.

 

 

Currículo

 

Natural do município de Nossa Senhora das Dores, Edmilson Santos Brito tem 46 anos e reside em São Cristóvão desde 1988. É Advogado, Jornalista, Radialista e Técnico em Contabilidade.

 

Com larga experiência na gestão pública, Edmilson já foi secretário municipal de Saúde de São Cristóvão (março/2010 a julho/2011); Assessor da Casa Civil do Governo de Sergipe (novembro/2012 a novembro/2014); Gerente Especial da FUNCAP entre janeiro de 2018 a agosto de 2019; Coordenador de Marketing da Secom da Prefeitura de Aracaju; dentre outros cargos.

 

Edmilson também é o atual presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe e vice-presidente e secretário geral do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor). Desde 1999, atua como assessor de Comunicação da Arquidiocese de Aracaju.

 

Fotos: Heitor Xavier