Dose de reforço também inclui quem tomou dose única da Janssen: saiba onde tomar em São Cristóvão

26/10/2021 - 15:04 Atualizado há 1 dia

A dose de reforço da vacina contra a covid-19 já é uma realidade em todo Brasil e também no município de São Cristóvão. As pesquisas mais recentes mostram que a dose de reforço aumenta significativamente os níveis de anticorpos no indivíduo, tornando-o mais resistente ao vírus e por isso ela é fundamental no combate à pandemia.

As doses de reforço começaram a ser aplicadas em todos os pontos de vacinação de São Cristóvão há algumas semanas e são destinadas a todos que aqueles que já completaram seu esquema vacinal, seja em duas doses ou em dose única (no caso da vacina da Janssen).

Confira as principais dúvidas:

Tomei a dose única da Janssen. Devo tomar a dose de reforço?

Sim, a vacina da Janssen por ser dose única já completa o esquema vacinal do indivíduo, mas a dose adicional é um reforço a mais na imunidade.

Quais são as vacinas aplicadas como dose de reforço em São Cristóvão?

Em São Cristóvão a vacina de reforço contra a covid-19 é a vacina da Pfizer, independentemente da vacina anteriormente tomada pelo indivíduo. Ou seja, se você tomou CoronaVac ou AstraZeneca nas duas primeiras doses, ou Janssen como dose única, a dose de reforço será a Pfizer.

Quem está tomando a dose de reforço agora?

As doses de reforço estão sendo liberadas gradativamente, da mesma forma que aconteceu com a vacinação da 1ª e 2ª doses. Primeiro tomam o reforço os idosos, os profissionais de saúde e os grupos prioritários, pois eles receberam a vacinação primeiro.

Quando devo tomar a dose de reforço?

Caso faça parte dos grupos liberados (idosos, profissionais de saúde ou grupos prioritários), o período para receber a dose de reforço é 6 meses após a última dose recebida.

Qual a documentação que devo apresentar?

A documentação para tomar tanto a 2ª dose como a dose de reforço é documento e identidade e cartão de vacinação.

Para saber mais sobre o processo de vacinação, confira as atualizações diárias nas redes sociais da prefeitura (@prefsaocristovao).

Confira dos locais de vacinação em São Cristóvão (segunda a sexta), sempre de 9h as 12h e de 13h as 16h.

• - Universidade Federal de Sergipe- UFS (Centro de Vivência); segunda a sábado
  • - UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria); seg. a sexta
  • - Salão da paróquia do Loreto (Eduardo Gomes); segunda a sábado
  • - UBS Jairo Teixeira (Centro); segunda a sábado
  • - UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado); seg. a sexta
  • - UBS Sinval José de Oliveira (São Gonçalo); seg. a sexta
  • - UBS Raimundo Aragão (Divineia); seg. a sexta
  • - UBS Saúde Luiz Alves (Luiz Alves) segunda, quarta e sexta;
  •
  • Paróquia Nossa Senhora das Graças (próximo a UBS Antônio Florêncio - Tijuquinha) - segunda, quarta, quinta e sexta;-
  • UBS Bruno Kaique (Madre Paulina) segunda a sexta.

Foto: Dani Santos