Discussões e intervenções marcam terceiro dia do Salão de Literatura Manoel Ferreira no FASC

04/12/2022 - 09:29 Atualizado há 2 dias

Ampliando as discussões em outros ramos artísticos, o Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2022 possui um espaço dedicado às artes literárias no Salão de Literatura Manoel Ferreira, localizado na EMEF Gina Franco. No terceiro dia de evento, que ocorreu neste sábado (03), moradores e turistas puderam acompanhar rodas de conversa e intervenções literárias.

A abertura do Salão contou com uma roda sobre a obra ‘Memórias de um motorista de turnês’ do autor Paulo André, que também esteve presente e com mediação da jornalista pernambucana Catarina Cristo.

o autor Paulo André e a jornalista Catarina Cristo

Lançado em 2022, o livro traz relatos autobiográficos do autor que tem na sua carreira marcos como: ser um dos idealizadores do Abril pro Rock, festival que é referência em Pernambuco e que está comemorando 30 anos este ano, bem como ter gerenciado uma das maiores referências do movimento manguebeat, a banda Chico Science e Nação Zumbi, e outros artistas.

Durante o bate-papo, Paulo manteve a atenção do público, além de criar momentos cômicos ao contar suas experiências em turnês nos Estados Unidos, os desafios da cena manguebeat nos anos 90, os bastidores do Abril pro Rock, as dificuldades do mercado editorial e o que esperar do mercado musical para o futuro.

O autor revelou que mesmo tendo histórias em São Cristóvão desde o antigo ‘Rock in Bica’ de 1991, nunca tinha ido para o FASC até receber o convite para a 37ª edição. “Eu estou acompanhando desde o primeiro dia e estou muito feliz de estar aqui. Quando há um festival aberto para o público há casos de lugares que não interagem muito com o pessoal, mas esse não é o caso daqui, está tudo incrível e acima das minhas expectativas”, disse.

Mesmo sendo de Pernambuco e tendo acompanhado o surgimento do festival Abril pro Rock desde nova, a mediadora e jornalista Catarina Cristo mora em Sergipe há nove anos, se considera “pernamgicana” e considerou-se honrada em participar do quinquagésimo aniversário do FASC.

“Eu estou muito feliz porque é um momento em que duas partes da minha vida estão se unindo: a da minha juventude e adolescência como público e jornalista dessa movimentação cultural em Pernambuco e agora fazendo essa ponte com o público sergipano de Paulo André. que tem muita história para contar por sua experiência de produtor de bandas que fizeram história na música brasileira”, acrescentou.

Opinião do público

Flávia Prudente é de Aracaju, já conhecia o trabalho de Paulo André e salientou a importância do Salão de Literatura em trazer diálogos como esse. “Paulo André tem uma memória histórica de música e de produção que ultrapassa o entendimento da cultura através do manguebeat e da cena underground. Essa discussão foi massa para proporcionar esse movimento não só da música mas de todas as outras áreas, o FASC está de parabéns”, falou.

O cantor sergipano Alex Sant'Anna também estava presente e pontuou a necessidade do Festival de Artes de Cristóvão em promover não apenas a música, mas também temas da literatura, dança, poesia, dentre outras áreas. “É muito importante trazer alguém como Paulo André que é alguém relevante para todo mundo que faz música e arte aqui em Sergipe. Que o FASC continue dando esse destaque em outras áreas para que se tenha o fortalecimento do Festival”, finalizou.

à direita, o cantor sergipano Alex Sant'Anna

A programação seguiu com Intervenção Literária “Destinos e Desatinos” com Raphael Melo e uma roda de conversa sobre o Centenário de João Oliva com Terezinha Oliva e Jorge Carvalho.

Realização e apoio

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar, RR Conect e UNIR.

Confira a programação completa do FASC nos próximos dias:

Dia 04/12 - Domingo

Palco Gal Costa, na Praça São Francisco

19h - Reemah

21h - Emicida

23h - Diogo Nogueira

Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo

16h - Saulinho

18h - BK

20h - Lucas Campelo

22h - Héloa

00h - Isis Broken