Diretores e coordenadores das escolas municipais apresentam plano de retomada das aulas no formato híbrido

30/06/2021 - 15:52 Atualizado há 1 semana

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu nesta quarta-feira (30), os diretores e coordenadores das escolas de São Cristóvão para apresentação do plano de retomada das atividades letivas no formato híbrido. Conforme portaria publicada no Diário Oficial na última segunda (28), as aulas nesta modalidade estão previstas para retornar a partir de 05 de julho.

De acordo com a secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, no encontro realizado hoje, cada escola apresentou um plano de retomada considerando o protocolo de biossegurança. “As escolas devem se organizar em torno de níveis e etapas de ensino. Cada instituição montou seu plano de acordo com sua realidade e hoje teremos uma rodada de apresentações para ver quantos alunos teremos por turma, considerando que não podemos ter mais de dez estudantes por vez. Esse é o momento das escolas mostrarem como estão organizando o seu retorno”, explica.

Segundo a secretária, o intuito da Semed é que seja assegurado um retorno seguro para os profissionais da educação e para as crianças. Para isto, foram estabelecidos protocolos de biossegurança nas escolas e no transporte escolar, tudo sob a orientação da Secretaria Municipal de Saúde. Esses protocolos serão fiscalizados pelos comitês formados por professores, gestores, população e demais membros da comunidade escolar.

“Apelamos para o espírito humanitário dos educadores, pois compreendemos que a promoção à infância e adolescência é feita por nós educadores nas escolas. Além disso, teremos a garantia da segurança alimentar e o direito a educação pública de qualidade. Esse retorno, ainda que gradativo, será feito com muito cuidado e zelo, com possibilidade de recuar se necessário”, afirma a secretária de educação.

Para a diretora da EMEF Gina Franco, Daniela Melo, este é um momento importante para dialogar sobre o retorno atividades presenciais/hibridas e verificar como cada escola está se planejando. “Como não podemos ter a totalidade dos alunos, iremos adotar a estratégia de encontros semanais com os alunos do ensino fundamental maior. Estamos dialogando com os pais e professores para sensibilizá-los sobre o retorno”, detalha.

EMEF Gina Franco, Daniela Melo

A diretora da EMEI Tia Marinete, Edivânia Dantas, destaca que a escola já está pronta para acolher os alunos, levando em consideração todas as medidas de segurança. “Estamos tomando todos os cuidados para que todos os alunos e funcionários estejam protegidos. Estamos ansiosos e temos certeza que tudo dará certo”, acredita.

EMEI Tia Marinete, Edivânia Dantas

Portaria

A portaria Nº 247/2021 que estabelece diretrizes para a retomada das atividades letivas, de forma presencial/híbrida, a partir de 05 de julho na Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão definiu que o atendimento às atividades escolares presenciais será gradativo, por meio de rodízio, com até 50% da turma sendo atendida em dias letivos alternados.

Quando se tratar da oferta da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental a Escola poderá ter alternância de dias letivos para os estudantes com aulas presenciais para até 50% da turma. Nos anos finais do Ensino Fundamental a Escola poderá realizar o rodízio das turmas diariamente ou semanalmente, atendendo as necessidades existentes em razão da sua oferta. Já quando os estudantes não estiverem em aula presencial estarão desenvolvendo atividades remotas orientadas pelos respectivos professores.

A portaria também estabeleceu que cabe aos pais ou responsáveis legais, em comum acordo com a escola e atendendo as regras estabelecidas, a opção pela permanência do estudante em atividade não presencial, mediante assinatura de termo de compromisso pelo cumprimento das atividades e avaliações previstas no planejamento escolar.

Confira as demais definições da portaria na edição do Diário Oficial do Município, na data de 28 de junho.

Fotos: Heitor Xavier