Diretores das escolas de São Cristóvão participam de encontro de sensibilização sobre Projeto Aula Digital

30/03/2021 - 19:05 Atualizado há 9 horas

Os diretores das escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão participaram na manhã desta terça-feira (30), de um encontro virtual para sensibilização do Projeto Aula Digital no município. Na ocasião, os gestores sancristovenses puderam verificar as ações do projeto que são realizadas no território desde 2017, e também sobre as perspectivas para este ano.

A reunião foi coordenada pela ONG Instituto Paramitas, parceiro executor do Aula Digital em Sergipe e responsável pela condução do projeto. “Nós estamos em São Cristóvão desde 2017 e sempre houve essas reuniões devolutivas. Neste ano nós entendemos que era necessário ampliar, para que essas devolutivas fossem repassadas também aos diretores”, explicou o diretor da instituição e coordenador do Projeto Aula Digital, Nilton Rodrigues.

Em sua explanação, o diretor do Instituto Paramitas destacou que o Aula Digital é um projeto global, promovido pela Fundação Telefônica Vivo e Fundação Bancária “la Caixa” e que está presente em 38 países, dentre eles o Brasil. Segundo ele, o estado de Sergipe possui o maior investimento do projeto no país.

Projeto está em São Cristóvão desde 2017

“Em Sergipe, são 567 escolas contempladas com experiências inovadoras no ensino-aprendizagem. Ao todo são 47 municípios, mais de 79 mil alunos e 4707 educadores participando desse projeto que tem o objetivo de reduzir a desigualdade educacional”, informou o diretor do Instituto.

Durante a reunião, a equipe do Instituto também destacou como foi a execução do projeto no ano de 2020, e os desafios enfrentados na pandemia. Também foi apresentado um cronograma para o ano de 2021, que contará com reuniões de sensibilização nas escolas do município (abril/maio), Jornada Educativa Digital (abril/maio) e o projeto Amostre-SE 2021 (julho).

As 24 escolas da rede municipal são beneficiadas pelo projeto

São Cristóvão

Atualmente todas as 24 escolas da rede municipal de ensino são beneficiadas pelo Aula Digital. Segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e ponto focal do projeto em São Cristóvão, Thays Mara, o ensino e aprendizagem em São Cristóvão ganhou uma nova roupagem após a adesão do Projeto. “Os professores e gestores foram capacitados e orientados quanto ao uso dos recursos da Maleta Digital, e utilizar os tablets nas aulas ficou cada vez mais estimulante e lúdico para os nossos alunos”, declarou.

Conforme a coordenadora, em meio a pandemia, o Projeto auxiliou a Rede no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo, além de outras ações, o Projeto: Estude em casa pelas ondas do Aula Digital. “As crianças receberam em casa os cadernos de aprendizagem e as aulas, histórias animadas via rádio eram disponibilizadas pela Rádio Aperipê e podcasts pelo whatsapp para os educadores, além de um portal de acesso virtual disponibilizando todos os materiais. Foi muito enriquecedor e gratificante para os nossos professores e alunos”, completou Thays.

Thays Mara, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e ponto focal do projeto em São Cristóvão

Fotos: Dicom, Heitor Xavier e arquivo pessoal de Thays Mara