Dia Nacional da Limpeza das Águas é celebrado com ação no Rio Paramopama

29/09/2021 - 15:53 Atualizado há 9 horas

Em 19 de setembro celebrou-se o Dia Nacional da Limpeza das Águas. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Semap) realizou nesta quarta-feira, 29, uma ação de limpeza das margens do Rio Paramopama envolvendo também servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), integrantes da Associação de Catadores de São Cristóvão e pescadores da Colônia de Pescadores Z02. A iniciativa contou ainda com a colaboração dos pescadores proprietários das embarcações “Aminezia”, “ZapZap”, “Surpresa” e “JF Veneno”.

“Começamos o dia pedindo que os moradores das imediações de Mercado Municipal Lauro Rocha se somassem a nossa ação, cuidando mais do meio ambiente, principalmente, naquela região do atracadouro. Com a colaboração da Colônia de Pescadores, e os donos dos barcos, estamos lembrando a todos para não jogarem lixo nas margens do rio, pois vem deste o sustento de várias famílias. Não se trata apenas de uma obrigação do poder público, pois questões ligadas ao meio ambiente precisam ser de responsabilidade de todos nós”, frisou o secretário da Semap, Edmilson Brito.

Segundo o coordenador de educação ambiental da Semap, Paulo Sérgio Melo, a data coincidiu com a necessidade da gestão municipal em fazer a limpeza das imediações do Rio Paramopama, próximo ao centro comercial. “As pessoas precisam entender que o lixo descartado acaba sendo levado pela maré e ficando preso nos mangues. Estamos aqui conscientizando os moradores da região quanto ao descarte correto do lixo, sem prejudicar assim nossos rios”, pontuou.

O presidente da Colônia de Pescadores Z02, José Vitor Santos, explicou que já existe um trabalho de fortalecimento de ideias voltadas para a preservação ambiental no local. “É imprescindível essa conscientização popular, para que as pessoas não se esqueçam da importância de não jogar lixo no rio. Nós já realizamos conversas com os moradores daqui e com nossos pescadores, sempre no sentido de preservarmos o Paramopama e outras áreas ambientais”, disse.

Edmilson Brito

Paulo Sérgio Melo

José Vitor Santos

Fotos: Heitor Xavier/ Arquivo Semap.