Dia Mundial pela Limpeza da Água é tema de ação ambiental da Semma com alunos da EMEF Dr. Lourival Fontes

19/09/2022 - 16:35 Atualizado há 17 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), levou nesta segunda-feira (19) o Projeto ‘Consciência Verde’ para lembrar o Dia Mundial pela Limpeza da Água, comemorado no mesmo dia. A ação ocorreu com os alunos dos 2º e 5º anos da EMEF Dr. Lourival Fontes, localizada no Alto da Colina.

De acordo com o coordenador de educação ambiental da Semma, Manuel Júnior, o projeto busca promover atividades reflexivas com os jovens e informou que, ainda nesta semana, outras ações alusivas a data acontecerão em outras escolas. “A reflexão de educação ambiental com as crianças é fundamental porque elas acabam sendo multiplicadoras do que elas estão recebendo, então isso acaba sendo uma troca entre quem transmite a informação e quem a recebe”, explicou.

Durante a ação, a equipe da Semma fez uma breve palestra sobre a importância de preservar a água, a fauna e a flora, além de destacar a riqueza existente na Cidade Mãe de Sergipe. Após a palestra, os alunos plantaram mudas nativas de Ipê amarelo e roxo que foram uma doação da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

A engenheira florestal da Coordenadoria de Fauna e Flora da Semma, Paula Luiza, ressaltou a necessidade de manter os rios limpos, sem nenhum tipo de lixo. “Quem for utilizar para alguma recreação ou lazer, peguem e levem o seu lixo para casa. Outro ponto importante do plantio de mudas é de que as árvores servem como proteção para os riachos, mantendo os recursos hídricos aqui do município”, comentou.

Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental e Paula Luiza, engenheira florestal

O diretor da EMEF Lourival Fontes, Lucas Andrade, elogiou a atitude da secretaria de meio ambiente em realizar ações com os alunos. “A conscientização é relevante para entender sobre as questões de sustentabilidade, de manter as fontes de recursos e trabalhar essa educação dos jovens, pois eles são a nossa expectativa de futuro”, disse.

Lucas Andrade, diretor da EMEF Lourival Fontes

Opinião dos alunos

Quem já entendeu o recado foi Saulo Felipe, aluno do 5º ano. “Eu aprendi que não devemos jogar lixo nas matas senão o meio ambiente pode ficar ruim, com falta de ar, mata os animais e a água pode ficar poluída. Eu gostei do que teve hoje e vou passar isso aos meus pais”, finalizou.

Saulo Felipe, aluno

Débora Oliveira também é aluna do 5º ano e comentou que aprendeu bastante com o que foi ensinado. “Eu aprendi que não se deve jogar lixo na rua e que não devemos maltratar as árvores. Foi uma ação bem legal”, concluiu.

Débora Oliveira, aluna