Dia Mundial de Proteção aos Manguezais: SEMMA e SEMSURB realizam ação de limpeza no Rio São Gonçalo

26/07/2022 - 17:03 Atualizado há 6 horas

Os manguezais são cruciais para a manutenção do ecossistema ambiental e, pensando nisso, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Serviços Urbanos (SEMSURB) realizaram nesta terça-feira (26) uma ação de limpeza do manguezal localizado na região do Rio São Gonçalo (Centro Histórico). A atividade é referente ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado hoje.

Segundo o secretário da SEMMA, Edmilson Brito, a ação da SEMMA em parceria com a SEMSURB faz parte do projeto Consciência Verde do programa ‘Cidade Mãe Sustentável’ que promove a educação ambiental com a população, a fim de ter uma cidade sustentável. “A SEMSURB está fazendo o trabalho braçal da limpeza com uma equipe apropriada, enquanto nós da SEMMA atuamos na questão do trabalho de conscientização da comunidade, que reside perto do Rio Gonçalo, para que evitem jogar lixo no mangue e que respeitem as sinalizações”, explicou.

Edmilson Brito, secretário da SEMMA

A diretora de gestão ambiental da SEMMA, Sara Juliana, ressalta também a importância do manguezal por ser um berçário de espécies, e por estar localizado na parte urbana da sede de São Cristóvão, pressionado pelas ações humanas e causando prejuízos ao ecossistema. “Essa ação também está dentro do Projeto Reciclando, que também faz parte do Programa ‘Cidade Mãe Sustentável’ e é aliado ao Programa de Controle Ambiental, visando essa questão do controle da degradação do manguezal, principalmente devido ao gerenciamento dos resíduos sólidos”, disse.

“A ação de hoje não é apenas algo simbólico, mas sim uma ação para que essa área tenha cada vez menos resíduos descartados de forma inadequada e para que a população se sensibilize para não fazer esse descarte. E tudo isso não seria possível sem a participação da SEMSURB”, complementou.

Sara Juliana, diretora de gestão ambiental da SEMMA

Para Aline Benício, diretora da SEMSURB, ter o apoio da SEMMA nessas ações é fundamental para trabalhar numa conscientização ambiental eficiente. “Com a gente cuidando da limpeza do manguezal e a SEMMA ajudando na educação, as pessoas vão entender como os mangues são essenciais para todos os ecossistemas. Nós da SEMSURB já fazemos o trabalho de limpeza regularmente, além de outras ações educativas na região”, finalizou.

Aline Benício, diretora da SEMSURB