Dia Mundial da Reciclagem: Semma realiza ação educativa no Centro de São Cristóvão

17/05/2022 - 15:00 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta terça-feira (17) uma ação educativa na região do Centro do município, junto ao Consórcio Público de Saneamento da Grande Aracaju (Consbaju) e a Associação de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis de São Cristóvão. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado hoje.

De acordo com o coordenador de educação ambiental da Semma, Paulo Sérgio Melo, a atividade busca sensibilizar os comerciantes a realizarem uma coleta seletiva como forma de auxílio ao trabalho dos catadores, que além de promover o serviço ambiental no município, também fomenta a geração de renda para esses trabalhadores. “Normalmente as pessoas não acreditam no trabalho da reciclagem porque não veem um destino final, por isso nós queremos quebrar esse mito e fazer com que eles entendam que através dos catadores será dado um destino correto a esse lixo”, explicou o coordenador.

Paulo ressaltou ainda o trabalho da gestão quanto o assunto é a reciclagem, mencionando o trabalho feito em parceria com a Semsurb na coleta e as ações da Semma no incentivo a reciclagem no município. “De início parece difícil, mas se torna muito fácil quando você começa. Essa ação será uma mudança de hábito na população”, finalizou.

Paulo Sérgio Melo, coordenador de educação ambiental da Semma

Outro parceiro do município é o Consórcio Público de Saneamento da Grande Aracaju (Consbaju), que participa e desenvolve atividades educativas dentro do município e outros consorciados. “A nossa ideia é diminuir a quantidade de resíduos que descartamos no meio ambiente, poluindo o ecossistema e trazendo danos ambientais que não temos noção do prejuízo que é causado. Com essa ação, pedimos a ajuda da população para participar desse processo e colaborar com a coleta seletiva”, disse Valdino Calazans, superintendente do Consbaju.

Valdino Calazans, superintendente do Consbaju

Papel de todos

A presidenta da Associação de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis de São Cristóvão, Daniele Lourenço Pinto, também esteve presente na ação e considerou como importante tanto para eles como para a comunidade. “O nosso conselho é que a população junte o lixo numa bolsa separada e quando passamos eles entreguem, isso já vai fazer uma grande diferença”, comentou.

Daniele Lourenço Pinto, presidenta da Associação de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis de São Cristóvão

A comerciante Damiana Ramos Sacramento comenta que faz a sua parte e que sempre separa o lixo nos dias de coleta, e agradece o trabalho da Prefeitura quando o assunto é reciclagem. “Isso aqui é maravilhoso, se cada um fizesse a sua parte com certeza o mundo seria bem melhor”, concluiu.

Damiana Santos, comerciante

Fotos: Heitor Xavier