Desafios da Fiscalização é tema de palestra promovida pela Prefeitura e CREA

28/01/2022 - 18:41 Atualizado há 1 dia



O ato de fiscalizar busca garantir o exercício profissional e proteger a sociedade com a regularização dos serviços prestados. Sabendo da necessidade de discutir essa temática, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), reuniu na manhã desta sexta-feira (28), profissionais de diversas áreas numa palestra sobre “Desafios da Fiscalização do Exercício Profissional”. 

 

 

 

 

Esse evento faz parte de uma série de capacitações realizadas pela Seminfra para melhorar o trabalho dos servidores da Secretaria, e foi ministrado por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA). Além disso, ele contou com grande parte dos colaboradores da Seminfra, profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, entre outros. O engenheiro e presidente do conselho, Jorge Silveira, agradeceu o convite e reconheceu a importância da participação conjunta do CREA junto às Prefeituras, a fim de garantir uma fiscalização mais direta e promover soluções. 

 

“Essa ideia foi fantástica. Estamos torcendo que essa parceria dê certo, vai ser bom para a Prefeitura, pro CREA e consequentemente para sociedade”, declarou o presidente. 

 

Jorge Silveira, engenheiro civil e presidente do CREA-SE

 

Um dos palestrantes, o engenheiro civil Floro Alves de Araújo Júnior, mencionou, além do trabalho do órgão, os desafios da fiscalização junto com os municípios, em especial a atuação em São Cristóvão, como o município pode auxiliar o Conselho na regularização e de que forma o CREA pode ajudar a cidade num melhor controle de obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências.

 

"O nosso grande desafio é conseguir dar uma abrangência nas fiscalizações, não conseguimos examinar tudo a todo tempo, então parcerias como a dia de hoje servem para encontrar um caminho e dar mais eficiência aos fiscais e à Prefeitura para garantir que todas as obras e serviços estejam devidamente acompanhados e licenciados tanto perante o CREA, quanto perante o município”, explicou o engenheiro.

 

Floro Alves de Araújo Júnior, Engenheiro Civil

 

O secretário da Seminfra, Júlio Júnior, ressaltou a necessidade de uma aproximação do município com o Conselho, principalmente com o grande volume de obras feitas na Cidade Mãe. "É importante sensibilizar os nossos profissionais com relação à importância das suas atribuições, das responsabilidades e também poder cobrar de maneira mais normativa com relação às nossas obras”.

 

Júlio Júnior, secretário da Seminfra

 

Troca de informações

 

O arquiteto da Seminfra, Tiago Nascimento, elogiou a parceria entre órgãos públicos, conselho e profissionais. "Sabemos das dificuldades porque eu estou no setor de fiscalização, então há uma certa semelhança das atividades. É muito esclarecedor manter essa cooperação entre os órgãos”. 

 

Tiago Nascimento, arquiteto da Seminfra

 

Já a arquiteta da Seminfra, Maíra Campos, destaca a contribuição desse evento na atividade profissional. “Esse encontro foi fundamental para despertar o interesse na fiscalização e criar laços que podem gerar bons frutos para a Prefeitura e facilitar o trabalho dos fiscais do município”.

 

Maíra Campos, arquiteta da Seminfra

 

Fotos: Dani Santos