Defesa Civil reforça monitoramento nas áreas de risco durante período chuvoso

28/05/2020 - 16:36 Atualizado há 2 dias



 

Com as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Defesa Civil do município, tem monitorando localidades que apresentam risco à população. Na manhã da quarta-feira (20), as equipes estiveram realizando monitoramento em ruas do Centro Histórico e na Rodovia 464, nas imediações do bairro Divineia, locais que apresentaram deslizamento de terra e inundação nas últimas 24h.

 

“Tivemos um deslizamento em uma encosta na Rodovia 464, em que a SMTT já isolou e a Semsurb já tirou o material, mas a encosta continua com risco de deslizamento. Recebemos também um chamado na Rua Nossa Senhora das Fontes, onde tivemos inundação ocasionada por conta do lixo que foi jogado nos córregos. Já fizemos campanhas educativas, mas infelizmente as pessoas continuam jogando lixo nesses locais, o que tem causado muitos transtornos nesse período de chuva”, explicou o coordenador da Defesa Civil do município, Luciano Silva.

 

De acordo com o coordenador, outra situação de deslizamento aconteceu no Alto da Bela Vista, no Centro Histórico. “O indivíduo fez uma obra sem autorização, a encosta deslizou e existe o risco do desabamento da casa dele. Nós interditamos essa parte da residência, até que se estabilize pelo menos pelos próximos três dias, para saber quais medidas cabíveis iremos tomar naquela área”, declarou.

Segundo ele, nas últimas 24h foi registrado um volume de chuva de cerca de 50 milímetros, e a previsão é que o tempo permaneça instável até o este fim de semana. “Esse é um mês de maio atípico, onde as chuvas estão vindo muito compactas. Quando temos grande volume de chuva em um curto período de tempo, acaba saturando toda parte de córregos, drenagens, canais e vias, porque é muita água para pouco escoamento”, lembrou.

 

Em casos de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (79) 99975-4412. E situações de emergência a população também pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.

 

Fotos: Heitor Xavier