Defesa Civil Municipal faz vistorias em áreas de risco e alerta população sobre chuvas intensas

26/05/2022 - 17:01 Atualizado há 3 horas

Nos períodos chuvosos a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Defesa Civil Municipal, não tem medido esforços para garantir a proteção e as necessidades da população para evitar futuros problemas. Nesta quinta-feira (26), a equipe atuou em alguns pontos da Grande Rosa Elze fazendo vistorias em áreas de risco e orientando os moradores.

Entre as ações, a Defesa visitou uma residência localizada na Avenida Chesf (Rosa Elze), onde uma árvore acabou derrubando o muro de uma casa vizinha, e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) foi acionada para realizar a podagem e limpeza do espaço.

Visita numa residência localizada na Avenida Chesf (Rosa Elze)

Após isso, a equipe visitou a região do Lauro Maia (Tijuquinha), onde outra residência está com risco de cair. No local, foi averiguada a situação e a Defesa Civil orientou os moradores a deixarem a casa.  Eles também foram informados sobre a existência do aluguel social disponibilizado pela Secretaria de Assistência Social.

Visita numa residência localizada no Lauro Maia (Tijuquinha)

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Silva, além dos pedidos de corte de árvores, outra problemática recorrente é a grande quantidade de lixo encontrada nos córregos, bueiros e ruas, causando imprevistos. “Eu queria encarecidamente que a população cooperasse conosco, que colocasse o lixo na hora que o caminhão passasse para evitar esses transtornos”, explicou.

Luciano Silva, coordenador da Defesa Civil Municipal

É importante lembrar do papel da Semsurb na participação da limpeza dos córregos e canais, promovendo que os sancristovenses tenham um período de chuvas mais tranquilo. “E se você tiver uma árvore na sua rua perto de uma rede elétrica ou com perigo de cair, ligue para a Defesa Civil ou entre em contato com o Corpo de Bombeiros que faremos a devida podagem”, ressaltou.

Em caso de ocorrências

Com a previsão de chuvas intensas, a Defesa Civil Municipal orienta que, em casos de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos, a população pode entrar em contato através do telefone (79) 99975-4412. Ainda em situações emergenciais, recomenda-se o contato com o Corpo de Bombeiros, através do número 193.

Fotos: Heitor Xavier